sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Lição 10 -O Casamento de Isaque e Rebeca

      O casamento de Isaque e Rebeca
Lição 10
Princípio: Dependência – Deus tem o melhor para mim
Versículo: “Felizes são aqueles que não andam nos conselhos dos maus, mas o seu prazer está na lei do Senhor, porque tudo o que essas pessoas fazem dá certo”.
Alvo: Dependência – Ensinar a depender do Senhor e fazer tudo de acordo com a Sua Vontade, para que tudo dê certo na sua vida.
Símbolo a ser usado: Alianças de casamento

Quebra – gelo
Material: aliança, principio escrito em uma folha, balinha.
Antes de os juvenis chegarem, colocar embaixo de uma das cadeiras um anel colado em um papel onde deverá estar escrito o princípio da lição.
Falar aos juvenis que embaixo de uma das cadeiras está escondido algo muito especial, e que a pessoa que encontrar vai ganhar um brinde (pode ser uma bola).
Quando um dos juvenis achar, ele deverá ir á frente, mostrar a aliança e ler o princípio em voz alta.

Moral: assim como este juvenil foi escolhido porque o anel estava embaixo da sua cadeira, vamos falar de alguém na Bíblia que foi escolhida por Deus, através de uma aliança (anel), para demonstrar que Deus sempre tem o melhor para seus filhos.

Oração: Abençoar os juvenis e declarar que a mentalidade e a visão deles sobre casamento serão conforme a de Deus.

Oferta: Texto Marcos 12:41- 44
Vimos neste texto que aquela viúva pobre deu tudo o que tinha todo o seu sustento. Por que será que ela fez isso? Será que ela estava louca?
Não, ela estava demostrando através da sua oferta  que ela dependia de Deus e confiava que ele cuidaria dela.
Hoje estamos falando de depender de Deus em tudo, inclusive em relação ao dinheiro.
Jesus está aqui hoje. Faça como aquela viúva: mostre a Ele que você crê que ele é quem cuida de você e é quem pode dar á sua família e a você o melhor: a melhor casa, o melhor carro, a melhor comida. Dê também o seu melhor para Deus.

Contando a História – Gênesis 24:1-67
Visual: aliança de casamento ( réplica em tamanho grande. Pode ser produzida com o material que você tiver em sua igreja, desde que seja visível e bem feito); duas folhas de papel sulfite coladas como se fosse uma só.

Deus de escolher a pessoas com que você se casará (Visual)
Como isso acontece? Através da oração. Temos que orar para casa!
Abraão, pai de Isaque, queria que seu filho se casasse com uma mulher que cresse no mesmo Deus que ele cria. As mulheres da terra de Canaã adoravam outros deuses, porque todo aquele povo não conhecia o Deus de Abraão. Se Isaque se casasse com alguém assim, o seu casamento não teria a benção de Deus.
Abraão sabia disso, por isso ele teve o cuidado de mandar buscar a pessoa certa para ser a noiva de Isaque. Na verdade, foi Deus quem escolheu Rebeca para se casar com Isaque. Não foi porque ela era bonita, embora a Bíblia diga que ela era muito bonita, nem porque ela era rica, ou porque ela sabia fazer algo especial, mas porque Deus viu que o seu coração era bom e amava a Deus.
É bom confiar em Deus, porque quando Ele escolhe, Ele nunca erra, porque Ele vê o coração! É importante que você saiba desde já que “Deus tem o melhor pra você”.
Nunca duvide disso.

Há tempo certo para o casamento

Isaque também aprendeu a confiar em Deus. Ele esperou o tempo certo de Deus para ele se relacionar com a pessoa certa.
Isaque não namorou quando era juvenil, nem quando era adolescente. Sabe por quê? Porque juvenil não namora e adolescente também não. O tempo certo para se relacionar é quando você estiver pronto para se casar; com condições de ter uma família e, certamente, não é agora.

Sabemos que hoje o mundo, não é assim. Muitos juvenis ficam, namoram, têm uma vida imoral. Mas isso desagrada o coração de Deus, pois a Bíblia diz que: “...há tempo para todo propósito debaixo do céu”. ( Ec 3:1)
Rebeca e Isaque esperaram o tempo certo, a idade certa e, quando seus pais concordaram, eles se casaram, com a benção de Deus e de seus pais. Guarde o seu coração e não seja como muitos juvenis de hoje que querem apenas ficar, beijar, e namorar fora do tempo.
Se você esperar, no tempo certo Deus vai te dar a pessoa certa, um dia você vai se casar e ser muito feliz.

Isaque era um bom filho; aprenda a ser também.

Isaque demostrou respeito pelas pessoas mais velhas. Isso é um bom testemunho que deve aprender. Aprenda a respeitar as pessoas mais velhas. Isso é um bom testemunho que você deve aprender. Aprenda a respeitar as pessoas mais velhas. Você pode fazer isso chamando-os por “ senhor ou senhora”, como por exemplo: seus pais, seus avós, seus tios, professores e líderes. Isso é bom e mostra respeito da sua parte, com certeza, agrada também a Deus.

O casamento precisa ter a benção de Deus ( usar o visual)

Deus abençoou o casamento de Isaque e Rebeca. A benção de Deus é algo muito importante em nossa vida, e a benção de Deus vem quando escolhemos fazer a vontade e nos guardar para ela.
Aprenda uma coisa: mais importante do que o dinheiro, do que a beleza, do que o prazer ou coisa assim, é ter a benção de Deus em tudo o que você fizer. Hoje muitos são os filhos de pais separados. Para o munCado, separação se tornou algo normal, até mesmo em algumas igrejas. Contudo, essa não é a vontade de Deus. Ele quer que você se case um dia e nunca se separe, porque o casamento que tem a benção de Deus dura a vida toda.
Veja o que a Bíblia nos ensina: “ por isso, deixa o homem pai e mãe e se une á sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” Genesis 2:24.  Casamento é algo muito sério, pois diante de Duas aquela duas pessoas se tornam como se fossem uma só. Vamos demostrar isso melhor.

Visual: pegar duas folhas de sulfite, colar uma na outra, depois pedir a um juvenil para ir a frente e tentar separar as folhas, sem rasgar. Certamente ele não conseguirá, e as folhas rasgar-se-ão.
Entendeu,  galera? Isso é o divórcio. Depois que Deus une duas pessoas em casamento, se elas se separam, elas ficam rasgadas, incompletas, machucadas, fora da vontade de Deus, sem a benção de Deus.

Apelo















Um comentário:


Seguidores