quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Lição 9 - Abraão prova o seu amor a Deus

Abraão prova o seu Amor a Deus
Lição 9
Princípio: Amor – Dar é uma prova de Amor
Versículo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
Alvo: Mostrar que, assim como Deus provou o seu amor por nós, dando o seu único Filho Jesus, nós também podemos demostrar o nosso amor por Ele.
Símbolo a ser usado: Cruz

Vídeo a ser passado:

Quebra – Gelo:
Material: use algumas peças bem coloridas e que chamem a atenção. Algo que você sabe que as crianças vão gostar, como: um relógio colorido, um colar com luzinhas, uma tiara com florzinhas, um boné de um time da cidade, uma camiseta colorida ( use outra por baixo). Use algo que você possa tirar e dar para as crianças. Se possível, use mais de um acessório.
Pergunte a elas se elas notaram  algo de diferente em você. Pergunte pelo objeto que você esta usando, se alguém gostou, ou se achou bonito. Pergunte  se alguém gostaria de ter um igual. A criança que disser que gostaria de ter, você tira e dá a ela. Se estiver usando mais de um acessório, faça isso até doar a todos eles. Ao final diga: sabe por que eu dei tudo que eu estava usando? Porque essa é uma maneira de demostrar o quanto eu amo vocês. Mesmo que seja algo que eu goste muito, vocês são mais importantes do que qualquer outra coisa.
E, hoje, nós vamos falar exatamente sobre isso que fizemos: “ Dar é uma prova de amor”



 Oferta:
Visual: saco, saco furado, brinquedos, dinheiro, roupas.
Vamos entregar os nossos dízimos e ofertas. Na bíblia, em Ageu 2:6 diz: “ Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; o que recebe salário num saquitel furado”.

Sabem o que isso significa? É o seguinte: imagine que você trabalhe e ao final, receba o seu dinheiro como pagamento. No entanto, se você é alguém que não devolve o dízimo e não oferta, então você é alguém como diz Ageu 2.6, ou seja, tudo o que você ganha vai para um saquitel furado. Vai acabar tudo muito rápido, vai tudo embora. Você já comprou alguma coisa que caiu no chão e estragou? Perdeu dinheiro? É isso que acontece quando você não é fiel a Deus.
Deixa-me mostrar para vocês. Acontece  mais ou menos assim: quando você recebe o seu dinheiro e começa a comprar as coisas que você precisa , tudo o que você compra, por mais que você compre, vira nada, porque vai para um saco furado. ( À medida que você der exemplos, coloque os itens no saco furado para que  caiam no chão e deixe as crianças  incomodadas. Essa é a tentação. Coloque no saco, por exemplo: dinheiro ( de brinquedo), roupa, chocolate, bola, brinquedos)

Agora, que são fiéis as coisas é bem diferente. (Mostre todas as coisas sendo colocadas agora em um saco fechado)
Amém? Quem aqui quer colocar o seu dinheiro em um saco furado? Ninguém! Mas quem quer dar para Deus? Vamos dizimar e ofertar, amém?
Tudo que rende é multiplicado e rende muito mais.

Contando História – Gênesis 22: 1-18
Visual: Uma caixa bem bonita de presente com uma cruz de papel cartaz marrom (40cm) dentro da caixa, um coração grande (50cm) com um bolso para colocar as gravuras de brinquedos, pessoas, comidas etc. e as palavras “ Deus” e “ Filho” dentro.

Dar é uma prova de amor

Deus fez uma prova com Abraão para saber se Abraão realmente amava a Deus mais do que tudo. Deus pediu a Abraão para oferecer seu filho Isaque em sacrifício.
Deus nunca havia pedido isso a ninguém. Porque será que Deus pediu para Abraão?
A verdade é que Deus não queria que Abraão matasse seu filho. Deus só queria que Abraão matasse seu filho. Deus só queria saber se realmente Abraão O amava mais do que tudo e se ele O obedeceria e faria o que Ele mandou. Foi uma decisão muito difícil para Abraão, porque ele amava o seu filho, mas ele também amava a Deus. De que será que o nosso coração está cheio? ( mostrar o coração e colocar gravuras intercaladas com a palavra de Deus)

Quem ama gosta de dar presentes. De quem você costuma ganhar presentes no dia do seu aniversário? Das pessoas que te amam. E para que você gosta de dar presentes? Para s pessoas que você ama!
Com Deus não é diferente. Se você ama a Deus ele decidiu dar o seu filho. Você também pode dar uma prova de Amor a Deus!
( Mostrar o coração e tirar as gravuras, deixando só a palavra Deus e dizer que Deus quer o nosso coração inteiro)

Deus nos deu seu único Filho

A bíblia diz que Deus disse a Abraão assim: “ dá-me o seu único filho!”
Quando você tem muito brinquedos, se você perder um, você nem fica muito chateado, não é? Mas e se você tiver apenas um, é mais difícil ficar sem ele, não é?
Saiba que Deus fez o mesmo por você?

Deus te ama tanto que Ele deu o seu único Filho, Jesus, para ser castigado pelos seus pecados. (Pegue a caixa de presentes e diga que foi Deus que nos deu o maior presente. Abra-a mostre a cruz).
 Deus não deixou que Abraão matasse seu filho. Mas, o Filho de Deus teve que morrer por nós. Para Deus também não foi fácil fazer isso. Mas, Ele, fez, para provar  quanto Ele te ama!

Por isso, nunca duvide do amor de Deus por você!

Isaque não duvidou do amor de seu pai.

Foi muito difícil para Abraão obedecer a deus, mas para Isaque também foi. Ele poderia ter pensado que seu pai não o amava. Mas, ele não demostrou isso. Ele entendeu que era uma prova de amor a Deus.

Isaque obedeceu sem reclamar.

Outra coisa, Isaque era também um filho obediente. Você percebeu que Isaque obedeceu o seu pai em tudo? Em nenhum momento ele reclamou, ou falou palavras duras para o seu pai? Mesmo estando em uma situação tão difícil como a que eles estavam?
Isaque provou que era um bom filho. Certamente uma situação como esta jamais vai acontecer com você. Mas, é uma boa lição, para você aprender a ser um filho obediente.

Como você pode ser um bom filho?


Um comentário:


Seguidores