sábado, 14 de setembro de 2013

Lição 11 - Deus Abençoa Jacó e Rejeita Esaú

Deus abençoa Jacó e rejeita Esaú

Principio: Mordomia- Valorize aquilo que Deus te deu.
Versículo: “ O que se espera de uma pessoa é que seja fiel; é melhor ser pobre do que mentiroso”. ( Provérbios 19:22)
Alvo: Ensinar que enganar os outros é pecado e que devemos dar valor àquilo que Deus nos dá.
Símbolo a ser usados: 2 caixas do mesmo tamanho – ( uma simples e uma decorada).


Quebra- Gelo

Material: 2 caixas (Uma caixa grande decorada, contendo, dentro, a frase “nem tudo que parece bom é “); uma caixa grande simples contendo balinhas, pirulito, ..

Chame duas crianças à frente e dê uma caixa grande enfeitada para uma e a simples para outra. Peça às duas crianças para mostrarem  a caixa para todas: Qual elas gostariam de ganhar?

Depois da resposta, peça-lhes para abrirem as caixas e mostrarem o que tem dentro delas. Fale assim: Todos vocês deram valor à caixa enfeitada. (Aponte para ela)

Vocês não deram valor à caixa simples (aponte para ela). Precisamos dar valor em tudo que ganhamos e principalmente naquilo que Deus nós dá.

Oferta

Ler o texto: Marcos 12:41-44

Visual: 3 moedas grandes de isopor. (R$ 0,25 – R$0,50 -  R$ 1,00)

Separar 3 líderes para segurar as moedas e perguntar quanto cada uma irá ofertar. Os líderes que estiverem com as moedas de R$ 0,50 e R$1,00 dirão que têm mais dinheiro, mas que ofertarão somente o que sobrou do troco de chocolate. O líder que tem R$ 0,25 dirá que prefere ofertar tudo o que tem para Deus do que comprar o doce.

Alvo: mostrar que Deus não está interessado no valor da sua oferta, mas que Ele quer ver o desejo do seu coração de dar o melhor para Ele.

Lição Bíblica

Texto Bíblico : Genesis 25:20-34

Visual: uma mulher grávida; 2 caixas do mesmo tamanho de presentes (uma simples e uma decorada) com figuras dentro) célula, escola, família, oração).

A)   DEUS ESCOLHEU JACÓ ANTES DE NASCER

Em Romanos 9:13, Deus diz algo muito interessante sobre os irmão Esaú e Jacó. Vejam: “ Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Eu escolhi Jacó, mas rejeitei Esaú’ “.

Vamos ver como tudo começou. Quando Rebecas estava grávida, ela orou e Deus disse a ela que ela teria dois filhos, e que o mais novo lideraria o mais velho. ( Mostrar a mulher grávida)

Naquela época existia o direito do filho mais velho, ou o filho primogênito. É por isso que se fala na Bíblia do direito de primogenitura, que é a mesma coisa. Esses direitos davam as filho mais velho o direito de ser o líder da família, como também de receber a maior parte da herança de seus pais. Era realmente uma grande honra esse direito.

E todos tinham que respeitá-lo, porque nada podia ser feito para mudar isso. Mas, Deus disse que, nesse caso, Ele agiria diferente. Ele escolheu Jacó, e não Esaú para receber a  bênção que Ele já havia prometido a Abraão. Certamente Deus já sabia que Esaú não seria um bom líder, pois Deus conhece o coração das pessoas.

Em muitos lugares na Bíblia, Deus escolheu pessoas antes de elas nascerem. ( Mostrar a mulher grávida)

Jacó é uma dessas pessoas. Deus não escolheu Jacó porque ele era bonzinho, mesmo porque ele provou que era mesmo um enganador. Mas Deus sabia que ele tinha um coração que desejava mudar e assim ele poderia ser transformado numa pessoa diferente, o que certamente não aconteceria com seu irmão Esaú.

Hoje, Deus também escolhe crianças desde pequenas para fazerem a Sua obra. Por isso, é muito importante que você aprenda desde pequeno a orar, a ler a Bíblia, e a ouvir a voz de Deus, porque Deus  quer falar com você! Você ainda não sabe, mas Deus tem algo muito importante para você, assim como Ele tinha para Jacó.


B)   DEUS NÃO ABENÇOA COISAS ERRADAS.


Mesmo que Deus tinha escolhido Jacó desde a barriga de sua mãe para ser abençoado, Deus não concordou com as coisas erradas que Jacó fez.

Qual foi o pecado de Jacó? Foi enganar! O nome Jacó significa “ enganador”.

Jacó tentou conseguir a bênção de maneira errada. Ele trocou o prato de comida pelo direito de ser abençoado no lugar de seu irmão. Depois, Jacó enganou o seu pai e foi abençoado no lugar de Esaú.

Não era assim que que Deus queria abençoar a Jacó, Pois é, sabe quem é mestre em enganar as pessoas? O diabo! Ele é mentiroso e enganador. Por isso, quem engana age como o diabo. Esse tipo de pessoa não tema benção de Deus.

C)   Nunca despreze, mas valorize o que é sagrado.

Esaú também cometeu um grande pecado: ele “ desprezou”, rejeitou, não deu importância à benção, ao presente de Deus! Isso é algo, muito, muito sério!

Por exemplo:

1)    O Pão que servimos na ceia é sagrado, porque nós oramos e o santificamos a Deus. Você não pode pegar o pão da ceia e servir de lanche; não pode levar para a escola, nem pode dar aos cachorrinhos, porque o pão e sagrado. Ele só pode ser usado na ceia.
2)    O seu corpo também e sagrado. Quando você recebe Jesus em sua vida, ele passa a morar no seu coração. Aonde você vai Deus vai junto, porque Ele vive dentro de você.
3)    A Palavra de Deus de chama “ Bíblia sagrada”, porque a Palavra de Deus também é algo sagrado; ela pertence a Deus. Como você deve respeitar a palavra? Você deve respeitar o momento que alguém esta pregando a Palavra na reunião. Você não deve ficar conversando, andando durante a Palavra. Isso mostra respeito ou desrespeito!
D)   Devemos valorizar tudo o que Deus nos dá

Jacó agradou a Deus quando deu valor à benção de Deus! Jacó se mostrou interessado nos planos de Deus para ele. Deus fica contente quando damos valor àquilo que Ele tem para nós.
Aprenda a valoriza tudo que vem de Deus. É assim que você vai ser abençoado. Valorize sua célula, seu líder, seus irmãos, sua escola, sua família, a Palavra de Deus. Mostre interesse em ler a Bíblia, valorize a oração, assim você vai demonstrar que tem prazer em conversar com Deus. Valorize também o ensino que você recebe sobre a Bíblia, tanto na célula como nos cultos da igreja, e pratique o que você tem aprendido. Tudo isso é valorizar.

Se você der valor a tudo isso que Deus tem dado hoje, Deus vai te dar muito mais.!


Apelo




2 comentários:

  1. MUITO BOAS AS MINISTRAÇÕES... EU TENHO A APOSTILA E PASSO TODA A SEMANA NA MINHA CÉLULA DE ADOLESCENTES, E DEUS TEM FALADO MUITO COM A GENTE. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO ESSE MINISTÉRIO
    .

    ResponderExcluir


Seguidores