sexta-feira, 23 de março de 2012

LIÇÃO 4 - DAVI – UM REI QUE AGRADOU A DEUS



PRINCÍPIO: Deus não olha a aparência, Ele olha o coração.
VERSÍCULO: 1 Samuel 16:7 “Mas o Senhor disse: (...) Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração”.
ALVO: Ensinar que não importa a aparência, se somos bonitos ou feios, altos ou baixos, se somos adultos ou crianças. Deus escolhe pessoas que têm um coração que deseja agradá-Lo.

QUEBRA-GELO

   Faça um círculo com as crianças e diga que você fará duas perguntas para elas e que elas deverão responder uma de cada vez. Diga a elas: “Imagine que você fosse montar uma super festa de aniversário e pudesse escolher qualquer pessoa do mundo, de qualquer país, famosa ou não, para participar de sua festa. Quem você escolheria? Por que você escolheria essa pessoa?”.
MORAL: Muitas vezes nós julgamos a importância da pessoa pee ela tem ou pela sua aparência. Mas, para Deus, essas coisas não importam, porque ele olha para dentro do coração.

CONTANDO HISTÓRIAS

Texto Bíblico: 1 Samuel 16:1-13
O Senhor Deus disse a Samuel: Encha um chifre com azeite e vá a Belém, até a casa de um homem chamado Jessé, pois eu escolhi um dos filhos dele para ser rei. Convide Jessé para fazer um sacrifício, e depois eu lhe digo o que fazer. Você ungirá como rei aquele que eu indicar. Samuel fez o que o Senhor Deus havia mandado e foi a Belém. Quando os filhos de Jessé chegaram, Samuel viu Eliabe, e pensou: Este, certamente é aquele que o Senhor escolheu. Mas, o Senhor disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não vejo como as pessoas vêem. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração. O Senhor Deus não escolheu nenhum dos sete filhos de Jessé. Samuel perguntou a Jessé: Você não tem mais nenhum filho? Jessé respondeu: Tenho mais um, o caçula, mas ele está lá fora, tomando conta das ovelhas. Então, mande chamá-lo, disse Samuel. Nós não vamos oferecer o sacrifício enquanto ele não vier. Aí Jessé mandou buscá-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o Senhor disse a Samuel: É este mesmo. Unja-o. Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente dos seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele.

HORA DE OUVIR

A) DEUS NÃO OLHA A SUA APARÊNCIA, ELE VÊ O SEU CORAÇÃO: Davi provavelmente tinha entre quinze e dezessete anos de idade. Ele não tinha nem aparência nem idade para ser rei. Davi também não tinha experiência como soldado, ele nunca havia lutado em uma guerra. Se Deus escolheu alguém sem aparência de líder como Davi, Ele pode escolher pessoas assim ainda hoje. Talvez você tenha uma aparência que impressione as pessoas, mas pode ser que você não goste de sua aparência, seus olhos, sua boca, seus cabelos. Às vezes, somos assim, não gostamos de algo em nosso corpo, mas, quando Deus escolhe alguém,  Ele não olha essas coisas,  Deus se importa é com o nosso coração.  Lembre-se... 
disso: Deus não escolhe ou rejeita alguém por causa da aparência. Para Deus usar uma pessoa, ela precisa ter o coração que O agrade.

B) DEUS ESCOLHEU O CAÇULA E PODE ESCOLHER AS CRIANÇAS: Ninguém podia imaginar que Deus ia escolher o caçula no meio de muitos irmãos para ser o rei do Seu povo. Até mesmo o profeta Samuel ficou surpreso quando viu Davi. Mas, Deus falou ao seu coração: “Esse é o rei, unja-o com óleo!”. Por isso, não se preocupe com sua aparência e com o que as pessoas pensam a seu respeito. O mais importante é o que Deus pensa e o que Deus diz sobre você. Davi não tinha a aparência, mas tinha o coração de um rei. Ele era o caçula, mas foi escolhido por Deus para governar. Se Deus escolheu a Davi, ele pode escolher você também.

C) O REPRESENTANTE DE DEUS DEVE TER O MESMO CORAÇÃO: Deus escolheu Davi. Porque Davi o amava mais do que tudo! A Bíblia diz que Davi era um pastor de ovelhas e, enquanto cuidava do rebanho de seu pai, ele tocava sua harpa e cantava louvores a Deus. Deus viu que o coração de Davi era cheio de amor. Certa vez, um leão tentou atacar o rebanho e comer uma das ovelhas, Davi enfrentou o leão e o matou. Se ele arriscou a própria vida por causa de uma ovelha, ele certamente faria o mesmo pelo povo de Deus. Não importa se você é apenas uma criança ou se não tem uma aparência bonita como gostaria de ter. O mais importante é você ter o coração como o de Davi, cheio de amor pelo Senhor. Você pode aprender a ter um coração assim. Sabe como? Faça como Davi, comece a louvar a Deus todos os dias na sua casa. Se você tem uma Bíblia, leia-a todos os dias. Assim, seu coração vai se encher de amor por Deus e, no tempo certo, Deus vai escolher você, assim como Ele escolheu Davi e fez dele o maior rei de Israel!

HORA DE CONVERSAR

® Quem Deus escolheu para ser rei no lugar de Saul? Davi
® O que Davi fazia antes de ser rei? Ele era pastor de ovelhas.
® O que Deus disse quando o profeta viu os irmãos de Davi? Que ele não olha a aparência e sim o coração.
® O que Deus viu em Davi? Um coração cheio de amor.
® Por que Deus sabia que Davi amaria o Seu povo? Porque Davi amava as ovelhas do seu rebanho e as protegia com amor.
® O que você deve fazer para ter o coração cheio de amor, igual ao de Davi? Orar e louvar a Deus todos os dias.

HORA DE BRINCAR

NOME DA BRINCADEIRA: DESCUBRA PELO TATO
Faça uma roda com as crianças. Coloque uma no meio com os olhos vendados. A roda deve girar bem devagar. A criança que estiver no centro da roda dirá: “Parar a roda!”. Nesse momento, as outras crianças param de rodar, permanecem de mãos dadas, e a que está no centro se aproxima de algum colega e tenta tocá-lo. O colega, sem tirar os pés do chão, desvia o corpo, inclinando-o para frente, para trás, para os lados, etc. Quando a criança vendada conseguir tocar o colega, deverá identificá-lo, somente pelo tato. Se acertar, ele deve dizer: “Quando Deus escolhe, Ele olha o coração!” e depois dará o lugar para outra criança.






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores