sexta-feira, 23 de março de 2012

LIÇÃO 3 - A DESOBEDIÊNCIA DO REI SAUL


A DESOBEDIÊNCIA DO REI SAUL


PRINCÍPIO: Obedecer é respeitar a Palavra de Deus.
VERSÍCULO: 1 Samuel 15:22 “O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe sacrifícios”.
ALVO: Ensinar que mesmo aqueles que são escolhidos por Deus podem desobedecer. Mas Deus não pode usar pessoas desobedientes, pois desobediência é pecado.   

QUEBRA-GELO

Faça um chapéu de papel. Diga às crianças que é o “Chapéu da desobediência”, ou seja, quando o chapéu for colocado na cabeça de cada criança, ela deverá dizer uma maneira de obedecer a Deus. Por exemplo: orar, perdoar, ler a Bíblia, ajudar o amigo, falar a verdade etc. Coloque as crianças em círculo e vá passando o chapéu, de cabeça em cabeça. Comece bem devagar e vá acelerando o ritmo até ficar bem rápido.
MORAL: Vocês viram como podemos obedecer a Deus de maneiras bem diferentes? O importante é obedecer!

CONTANDO HISTÓRIAS

  Texto Bíblico: 1 Samuel 15:1-22
Samuel disse a Saul: o Senhor Deus me mandou ungir você para ser rei de Israel, o povo dele. Ele castigará os amalequitas porque eles lutaram contra os israelitas quando estes vieram do Egito. O Senhor Deus o ungiu como rei do povo de Israel e mandou que você fosse e destruísse os amalequitas essa gente má. E disse para você lutar até acabar com eles. Então, por que é que você não obedeceu? Por que é que você teve pressa de ficar com as coisas do inimigo, fazendo assim uma coisa que para Deus é errada? O que é que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifício? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.     


HORA DE OUVIR

A) DESOBEDECER É PECADO: Saul foi um bom rei no inicio de seu reinado. Mas, depois, ele se tornou um mau representante de Deus, porque achou que podia fazer as coisas sem a ajuda de Deus. O povo de Deus tinha muitos inimigos, um deles eram os amalequitas. Deus disse para Saul lutar e destruir os amalequitas e tudo que eles tinham, até os animais, porque eles já tinham causado muito mal ao povo de Deus. Saul lutou contra eles e os venceu, mas não fez como Deus havia mandado. Saul fez de sua própria maneira e isso deixou Deus muito triste. A desobediência é um pecado muito sério. Saul decidiu desobedecer a Deus porque achou que O Senhor não ia se importar se os Seus planos fossem mudados só um pouquinho. Você pode desobedecer a Deus, achando que depois Ele vai entender e até lhe perdoará.

B) OBEDECER É RESPEITAR A PALAVRA DE DEUS: Obedecer a Deus significa respeitar o que diz a Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Deus usa somente as pessoas que andam em obediência com o que Ele diz.

C) OBEDECER É FAZER O QUE DEUS LHE PEDIU PARA FAZER: Digamos que você quer muito dar uma oferta para Deus, mas você não tem dinheiro e nada que possa dar. Você então pega algumas moedas de seu irmão, que ele separou para o lanche ma escola, e você pensa: “Isso não vai fazer falta para ele e eu estou precisando, afinal é para ofertar a Deus!” Você, então, pega o dinheiro e dá de oferta na célula ou no culto. Como você acha que Deus vai ver isso? Ele vai achar bom ou vai rejeitar a sua oferta? Com certeza, Deus não vai aceitar a sua oferta, Por quê? Porque a maneira como você conseguiu o dinheiro foi errada. Você pegou sem falar com seu irmão e deu algo que não era seu. Deus espera que você dê a sua oferta, como prova de seu amor a Ele. Lembre-se: quando você desobedece, Deus não deixa de amar você. Mas, para ser um líder usado por Deus, você tem que aprender a obedecer!

HORA DE CONVERSAR

® Saul foi um rei escolhido por Deus? Sim
® Deus deu uma ordem a Saul. Ele obedeceu? Não
® Deus abençoa pessoas desobedientes? Não
® Desobedecer a Deus é pecado? Sim
® O que significa obedecer a Deus? Respeitar o que Ele diz em Sua Palavra.
® Quem sabe maneiras de obedecer a Deus? Falar a verdade, não roubar, não falar palavrões, respeitar os pais e os professores, estudar, ajudar no serviço de casa, não brigar com os irmãos e colegas, orar, ler a Bíblia, louvar a Deus, ir à célula para aprender a Palavra de Deus etc.

HORA DE BRINCAR

 NOME DA BRINCADEIRA: O CHEFE
“O chefe” vai representar a Palavra de Deus. Assim, toda vez que você disser “O chefe mandou”, as crianças devem obedecer, como se estivessem obedecendo a Palavra de Deus. Faça uma roda com as crianças. Explique que você vai mandá-los fazer muitas coisas, mas, elas devem obedecer apenas quando disser: “O chefe mandou!”.
MORAL: Como filhos de Deus, precisamos ter muita atenção para obedecer a Palavra d’Ele e não nos deixar enganar com o que nós achamos certo ou errado. O importante é obedecer!































4 comentários:

  1. Deus seja louvado pela sua vida. Foi uma benção achar seu blog. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Amei essa liçao, que Deus abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amém, que Deus abençoa você e seu Ministério. Um grande abaraço.

    ResponderExcluir
  4. Ameiii!! Que Deus abençoe grandemente seu ministério.

    ResponderExcluir


Seguidores