sexta-feira, 23 de março de 2012

LIÇÃO 2 - REI SAUL – UM REPRESENTANTE DE DEUS


PRINCÍPIO: Deus escolhe homens como Seus representantes.
VERSÍCULO: 1 Samuel 2:35 “Escolherei para mim um sacerdote fiel, e ele fará tudo o que eu quero”.
ALVO: Mostrar que Deus ajuda o Seu povo por meio de pessoas que Ele mesmo escolhe para liderar. Os líderes que Deus escolhe são importantes na nossa vida, pois eles falam da parte de Deus.

QUEBRA-GELO

  Faça as perguntas abaixo:    
1 – Quem é o representante maior do Brasil? (O Presidente da República)
2 – Quem é o representante do Brasil na copa do mundo? (A seleção brasileira)
3 – Quem é o representante maior da sua escola? (A diretora)
Moral: Essas pessoas de quem nós falamos são muito importantes e carregam a
Responsabilidade de representar um lugar, um país, ou um povo diante das pessoas.
Você sabia que Deus também tem os Seus representantes? Quem são eles?

CONTANDO HISTÓRIAS

  Texto Bíblico: 1 Samuel 8; 9 e 10
         Os líderes de Israel se reuniram e foram falar com Samuel. Eles disseram: “Queremos que nos arranje um rei para nos governar, como acontece em outros países”. Samuel não gostou do pedido deles. Então, orou a Deus, o Senhor, e ele respondeu assim: “Atenda o pedido do povo. Não é só você que eles rejeitaram; eles rejeitaram a mim como Rei”. Mas, o povo não se importou com o aviso de Samuel. Pelo contrário, eles disseram: “Nós queremos um rei”. Samuel ouviu o que eles disseram e então foi e contou tudo a Deus, o Senhor. Ele respondeu: “Faça o que eles querem. Dê a eles um rei”.
        Havia um homem chamado Quis, que era da tribo de Benjamim. Ele tinha um filho jovem e bonito, chamado Saul. Não havia ninguém mais bonito do que ele entre todos os israelitas. Além disso, era mais alto do que todos. Um dia antes de Saul chegar, o Senhor Deus tinha dito a Samuel: “Amanhã, a esta hora, eu vou enviar a você um homem da tribo de Benjamim. Você o ungirá para ser o governador do meu povo de Israel”. Quando Samuel viu Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem lhe falei. Ele governará o meu povo”.
        Samuel tinha levado consigo um frasco de azeite. Ele derramou o azeite na cabeça de Saul, beijou-o e disse: “O Senhor Deus está ungindo você como o chefe do seu povo, o povo de Israel. Você governará e o livrará de todos os seus inimigos. Esta é a prova de que Deus o escolheu para ser o chefe do seu povo: Então, o Espírito do Senhor dominará você, e você vai agir como um profeta junto com eles e ficará uma pessoa diferente. Quando isto acontecer, faça tudo o que tiver de fazer, pois Deus estará com você”. Deus mudou o coração de Saul no momento em que ele se despediu de Samuel. E naquele dia aconteceu tudo o que Samuel tinha dito.
        
HORA DE OUVIR

 A) DEUS ESCOLHE LÍDERES COMO SEUS REPRESENTANTES: Nenhum homem está acima de Deus ou pode prevalecer sobre Ele. O homem foi criado para governar a Terra segundo as Suas leis. Quando Deus decidiu escolher um rei para o Seu povo, Ele estava escolhendo um representante. O rei é alguém que governa? Sim, mas, além disso, o rei que Deus escolheu para o Seu povo deveria reinar obedecendo as Suas leis. O rei seria responsável pelo povo de Deus. Vejamos um exemplo: Quando uma mãe tem que sair e pede para o filho mais velho cuidar do mais novo, até que ela volte, isso significa que o filho mais velho ficará no lugar de sua mãe como um representante. O filho não se tornou a mãe, mas, mesmo assim, ele precisará olhar o irmão mais novo com muito cuidado, para que ele não se machuque. As pessoas que Deus escolhe para liderar o Seu povo. Elas são representantes de Deus e devem cuidar do povo de Deus com amor. O óleo que o profeta derramou na cabeça de Saul foi o sinal de que ele tinha sido escolhido por Deus para ser rei. A unção significava que Deus estava com ele e que o usaria para liderar o Seu povo.    

B) O REPRESENTANTE DE DEUS AGE CONFORME DEUS PENSA: O representante de Deus faz exatamente o que Deus quer que seja feito. Certa vez um pai perguntou ao seu filho de dez anos: Quanto você quer para deixar o meu carro limpo? O garoto respondeu: Eu quero cinco reais. Logo, pegou um pano e começou a sua tarefa. Quando terminou, quis receber o dinheiro, mas o pai olhou para o carro, que estava pior do que antes, manchado e feio, e perguntou: Era para lavar o carro, jogar água e sabão e depois secá-lo com um pano. O que você fez? O garoto respondeu que tinha apenas passado um pano molhado em cima da sujeira. O garoto não entendeu que o pai queria que lavasse o carro daquela maneira, por isso ele não fez o trabalho como deveria e o resultado foi muito ruim. Para ser um representante de Deus é preciso conhecer a Palavra de Deus, pois ela nos mostra a vontade de Deus para nós.   

C) DEUS ESCOLHE LÍDERES PARA ENSINAR AS CRIANÇAS: Saul foi escolhido por Deus para ser o Seu representante, Deus esperava que Saul pudesse ajudar o Seu povo a vencer os seus inimigos. A vida do povo dependia da decisão do rei. Por isso, ele precisava orar para saber qual era à vontade de Deus. A Bíblia diz que, depois que foi escolhido rei, Saul ajudou o povo a vencer muitos inimigos. E hoje? Deus ainda tem representante? Sim, Deus tem levantado muitos líderes em nosso meio. São pessoas que procuram em primeiro lugar o reino de Deus e que estão dispostos a ir pregar a Palavra de Deus ao povo. Deus escolheu muitos líderes de células para ensinar as crianças e juvenis. Deus se preocupa com as crianças. Ele sabe que vocês precisam de alguém para lhes ensinar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus penetra em nosso coração. Quando vocês lêem e ouvem a Palavra de Deus, vocês ficam fortes. Agora que você já sabe que o seu líder é um representante de Deus, você deve amá-lo, obedecê-lo e respeitá-lo.

HORA DE CONVERSAR
8 O que é um representante? Alguém que representa outra pessoa.
8 Para que Deus escolheu Seus representantes? Para cuidar do povo de Deus.
8 Porque eles usavam óleo para ungir o rei? Porque era o sinal que Deus havia escolhido essa pessoa para ser o líder de Seu povo.
8 Qual era o nome do primeiro rei que Deus escolheu para o Seu povo? Saul
8 O que significa pensar conforme Deus pensa? Significa pensar conforme o que a Palavra de Deus diz.
8 Quem são os representantes de Deus hoje nas células? Os líderes.
8 Como você deve tratar o seu líder de célula? Por quê? Com respeito e obediência. Porque ele é um representante de Deus.


HORA DE BRINCAR

NOME DA BRINCADEIRA: O EMBAIXADOR
MATERIAL: Recorte pedaços de papéis de acordo com o número de crianças. Marque em um deles com um X (que será o embaixador), outro escrito DETETIVE. Deixe os demais em branco.
PROCEDIMENTO: As crianças sentam em círculo de modo que todos possam ver os rostos de todos. Distribua os papéis. Quem saiu com o papel marcado com o X será o EMBAIXADOR. Ele deverá piscar discretamente para qualquer outra criança da roda. A criança que perceber que o EMBAIXADOR piscou para ela, deverá falar bem alto: “Glória a Deus!” E, depois sair da roda. A criança que recebeu o papel escrito DETETIVE, tentará descobrir quem é o EMBAIXADOR, que estará piscando para as crianças. Se o EMBAIXADOR conseguir escolher todos sem ser descoberto, ganha a partida. Se o DETETIVE descobrir antes de terminar, ele ganha.
MORAL: Assim como embaixador foi escolhido, Deus escolhe pessoas como seus representantes na terra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores