sexta-feira, 2 de novembro de 2012

LIÇÃO 02 – SAMUEL OUVE A VOZ DE DEUS DESDE A INFÂNCIA


LIÇÃO 02 – SAMUEL OUVE A VOZ DE DEUS DESDE A INFÂNCIA
PRINCÍPIO: As crianças podem ouvir a voz de Deus.
VERSÍCULO-CHAVE: “Disse Jesus: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. João 10:27
ALVO: Ensinar que as crianças podem ouvir a voz de Deus no seu espírito. Elas devem começar ouvindo a voz da Palavra de Deus.  

Ø  INTRODUÇÃO e APRESENTAÇÃO: Dê as boas-vindas e faça a apresentação de todos.
Ø  QUEBRA-GELO: NOME DA BRINCADEIRA: OUVIR O APITO
Marque um círculo grande no chão com fita adesiva ou giz. Escolha uma criança, cubra os seus olhos. Coloque as demais em sua volta e diga para ela tentar pegar uma das crianças. As crianças podem se mover, mas não podem passar para fora do limite da linha. Se alguma delas pisar fora da linha, apite. Depois de apitar duas ou três vezes, encerre e diga-lhes:
MORAL: Assim como elas ouviram o apito quando elas pisaram na linha, cada criança pode ouvir a voz de Deus falando ao seu coração.
Ø  ORAÇÃO: Ore pelas crianças intercedendo a Deus que continue fazendo a palavra logos se tornar rema em seus corações. Declare mais uma vez que todo ensinamento será como semente e que dará muitos frutos para a vida delas.
Ø  CONTANDO A HISTÓRIA:    
INTRODUÇÃO:   TEXTO BÍBLICO: 1 SAMUEL 3:1-10
            O menino Samuel crescia e continuava no serviço de Deus, o Senhor. Samuel vestia um manto Sacerdotal de linho, que sua mãe levava para ele todo ano. Certa noite o sacerdote Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto e Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. Então o Senhor Deus chamou: Samuel, Samuel! Estou aqui, respondeu ele. Então, correu para onde Eli estava e disse: O senhor me chamou? Estou aqui. Mas, Eli respondeu: Eu não chamei você. Volte para cama. E Samuel voltou. Então o Senhor Deus tornou a chamar Samuel. O menino se levantou, foi onde estava Eli e disse: O senhor me chamou? Estou aqui. Mas, Eli tornou a responder: Eu não chamei você, filho. Volte para a cama. Samuel não conhecia o Senhor, pois o Senhor ainda não havia falado com ele. Aí o Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse: O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o Senhor quem estava chamando o menino e ordenou: Volte para a cama e, se chamar você outra vez, diga: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!” E Samuel voltou para a cama. O Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: Samuel, Samuel! Fala, pois o teu servo está escutando! Respondeu Samuel. E o Senhor disse: Eu disse que ia castigar a família de Eli, porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado. Então, Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse: Ele é Deus, o Senhor. Que Ele faça tudo o que achar melhor! Samuel cresceu. O Senhor estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. Todo o povo de Israel, do norte ao sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do Senhor.     
Ø  APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:
            1) DEUS FALA COM CRIANÇAS: Deus falou com Samuel quando ele ainda era uma criança. Se Deus falou com Samuel, Ele pode falar hoje também. Mas, será que toda criança pode ouvir a voz de Deus?  Vejamos o que Jesus disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. João 10:27 . Você também é ovelha de Jesus. Jesus estava dizendo que as crianças que pertencem a Ele podem ouvir a Sua voz. Se você tem Jesus no seu coração, você pode ouvir a voz de Deus.   
            2) VOCÊ PRECISA DE ALGUÉM PARA LHE AJUDAR A OUVIR A VOZ DE DEUS: (chame à frente e mostre para eles a pastora da igreja, a pastora da rede, a discipuladora, a líder...) Samuel não conhecia a voz de Deus, por isso ele não conseguiu descobrir que era Deus quem falava com ele. Samuel precisou da ajuda do sacerdote Eli. Depois que Eli contou para Samuel que era Deus que o chamava, Samuel pode responder a Deus e ouvir o que Deus tinha a dizer para ele. Talvez você ainda não consiga ouvir a voz de Deus. Por isso, você também precisa de alguém para ajudá-lo. Os pastores, a líder da célula são exemplo de pessoas que podem ajudar você a ouvir a voz de Deus. Se você ouvir algo que não entenda e não sabe se é a voz de Deus ou não, pergunte para eles. Veja o que Deus diz: “A pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus”. João 8:47 Vejamos como Deus fala conosco:  
            a) A VOZ DE DEUS É A PALAVRA DE DEUS! (mostre a bíblia gigante)Deus vai falar com vocês através da Bíblia! A Bíblia é a Palavra de Deus e não é apenas um livro, ela é a Palavra viva de Deus! Quando vocês ouvem a Palavra de Deus, ela entra em seus corações e muda o que estava errado. Se havia tristeza, ela transforma em alegria, porque a Palavra de Deus tem poder. É muito importante que vocês leiam e estudem a Bíblia. Deus vai falar com vocês quando estiverem lendo ou ouvindo a Palavra de Deus.  
            b) DEUS FALA AOS NOSSOS CORAÇÕES! O Espírito Santo de Deus fala ao nosso coração. Tudo o que Deus fala está escrito na Bíblia. Se alguém falar que Deus falou algo, mas for diferente do que Ele escreveu na Bíblia, não acredite. Tudo o que Deus falar com você será o mesmo que a Bíblia fala, pois ela é a Palavra de Deus.
Ø  COMPARTILHAR:
v Quem foi que chamou Samuel enquanto ele dormia? Deus!
v Quem ajudou Samuel a descobrir que era a voz de Deus? O sacerdote Eli.
v O que Samuel fez depois que Deus o chamou pela terceira vez? Ele respondeu: “Fala Senhor, porque teu servo ouve!”
v Deus fala com crianças hoje? Sim.
v Como Deus fala? Através da Sua Palavra e também no nosso coração!
v O que você precisa fazer para ouvir a voz de Deus? Ler e estudar a Bíblia.
v Deus pode falar alguma coisa diferente do que está escrito na Bíblia? Por quê? Não! Porque a Bíblia é a verdade.
v Quem já ouviu a voz de Deus? Resposta pessoal.
v O que Deus falou com você? Resposta pessoal.
v Os profetas ouviam a voz de Deus? Sim.
v Você crê que é um profeta de Deus? Resposta pessoal.
v Vamos orar para Deus ajudar cada um a ouvir o que Ele quer falar com você.
Ø  APELO:
Faça um momento de entrega e consagração (coloque como fundo musical:  “Fala Senhor”)
Ø  MEMORIZANDO O VERSÍCULO: (a partir de hoje vamos introduzir esse passo também na célula)
Material: Ovelha (de pelúcia)
A ovelha vai passar de mão em mão e a um sinal quem estiver com a ovelha na mão deve falar o versículo.
Ø  BRINCADEIRA:
NOME DA BRINCADEIRA: LIGAÇÃO DIRETA
MATERIAL: Copo descartável, tesoura e barbante. (se quiser faça uns dois ou três “telefones”
PROCEDIMENTO: Com a tesoura, faça um furo pequeno no fundo do copo (por medida de segurança, só o líder deve fazer esse furinho), e passe o barbante (com comprimento de cerca de dois metros), dando um nó na ponta, do lado de dentro do copo para o barbante não voltar. Dê o telefone de barbante para uma dupla. Vamos fazer uma ligação direta com o nosso colega? Agora cada um vai fazer ligação direta com o seu amigo. Como bons profetas, primeiro um vai ouvir o que aprendeu na lição de hoje. Depois que ouvir, você vai passar a mensagem para o outro. Troque de dupla e transmita a mensagem para outro amigo. 
MORAL: Deus fala conosco em nosso coração. O profeta é alguém que ouve a voz de Deus, mas também é quem fala aos outros o que ele tem ouvido de Deus.
Ø  HORA DO LANCHE: 

12 comentários:


Seguidores