Pages

terça-feira, 24 de junho de 2014

Lição 7 - Parte I - Canaã – A terra prometida por Deus

Canaã – A terra prometida por Deus 



Princípio: Identidade- Deus te escolheu para conquistar nações
Versículo: Vocês são o povo escolhido pelo SENHOR, para serem somente dele. (Dt 7.6 )
Alvo: Mostrar que a conquista que Deus quer realizar hoje não é como foi naquela época, pois não é conquista de terras, de lugares, e sim ganhar pessoas para Cristo. Quando pregamos a Palavra de Deus às pessoas, podemos conquistar muitas almas para Jesus.
Símbolo a ser usado: Três rostos de crianças- branca, negra e oriental.


Quebra- Gelo :Cabo de Guerra ou Cabo de Fé?
Material:
*Uma corda
*Uma pessoa (forte) vestida de Jesus 
*Venda para os olhos
Peça a atenção das crianças e diga que precisa de um voluntário para ser um (a) grande conquistador(a), e deixe que alguém se manifeste. A criança escolhida deve estar de um lado da corda, e a pessoa vestida de Jesus deve estar escondida para que a criança não perceba. Quando ela se posicionar, você chama outras cinco crianças para puxarem do outro lado. Mesmo que a primeira criança fique desanimada, não deixe que ela desista. Antes de puxar a corda, diga a ela que um conquistador é alguém corajoso, que não abandona a batalha. E, para ficar mais emocionante ainda, ela estará com os olhos vendados ! Então, quando você der o sinal para puxar, Jesus vem sem que ela perceba, segura o cabo com ela e os dois vencem. No final, você diz à criança: Deus escolheu você para ser um conquistador, para conquistar nações !Não olhe para a quantidade de inimigos ou para o tamanho deles ! Olhe para o Senhor que é a sua força e a sua vitória! Ele sempre estará com você ! Aleluia!


Oferta :
Texto Bíblico: Romanos 15.26
Visual: Figura do mapa-múndi
Como é bom saber que Deus nos escolheu para conquistar nações ! Isso é muito sério, pois quer dizer que você é um instrumento de Deus para que muitas vidas sejam salvas! E uma maneira bem prática de fazermos isso é através de nossas ofertas, sabia ? Nesse versículo que lemos hoje, o apóstolo Paulo conta que as pessoas da igreja de um país mandaram ofertas para ajudar a igreja de outro país. Mas, como será que você pode fazer isso ? Olhe esse mapa. Alguém aqui sabe me mostrar onde fica o Brasil ? E os Estados Unidos? E a Europa ? E a África? Muito bem ! Vocês estão ótimos em Geografia ! Agora, você sabia que temos igrejas em todos os lugares que nós falamos aqui? Que legal, não é mesmo? Bem, você pode estar pensando: “ Ah! Como eu poderia ajudar? É mito longe!” Mas, você pode ajudar muito, sim ! Primeiramente, orando por essas igrejas. E depois, também entregando sua oferta, pois ela é instrumento de Deus para abrir igrejas em muitas cidades, estados e até países ! Que tremendo, não é ? Fazendo isso, você está agindo como um verdadeiro conquistador! Aleluia !
Vamos entregar nossa oferta da conquista de nações!

Lição Bíblica
Texto bíblico: Números 13; 14.1-38
Visual: Ilustração de Moisés, os espias , Josué e Calebe; Mapa-múndi
Palavras impressas:  FÉ, FALAR O QUE DEUS DIZ, INCREDULIDADE, FALAR O CONTRÁRIO DO QUE DEUS DIZ.


A) É PRECISO FÉ PARA QUE AS PROMESSAS DE DEUS SE CUMPRAM. (Mostrar no mapa onde está Canaã)
Há muito tempo, Deus prometeu a Abraão que daria à sua descendência a terra de Canaã. Muito tempo se passou até que chegou o tempo de Deus cumprir a promessa. O povo que Moisés tirou do Egito agora estava diante da terra de Canaã, a terra que Deus prometeu a Abraão, Isaque e Jacó.


Deus chamou essa terra de “ a terra que mana leite e mel “, porque era uma terra boa para se viver e tinha muita fartura de alimentos. Isso nos faz lembrar das promessas de Deus para nós hoje, que são bênçãos que Ele nos dá. Vamos falar algumas das promessas de Deus na Bíblia: Deus prometeu nunca nos deixar, nos perdoar de todos os pecados, nos curar de todo tipo de doença, responder às nossas orações, nos guardar do mal. Mas, mesmo tendo prometido tantas coisas boas para nós, às vezes, Deus permite situações difíceis em nossa vida para nos ensinar a crer.


Vamos ver se o povo de Israel creu ou não nas promessas de Deus para eles.
B)NÃO CRER NO QUE DEUS FALA É PECADO.

Você se lembra de quando Deus chamou Moisés na sarça ardente? (Mostre a ilustração de Moisés. ) Naquele dia, Ele disse que daria a Seu povo uma terra boa e rica para eles viverem. Assim, Deus estava, agora, cumprindo o que falou a Moisés. Mas, antes de entrar na terra prometida, Deus disse a Moisés para envia 12 espias até lá, para ver o que ela tinha de bom.(Mostre a ilustração dos espias.) Eles foram, mas voltaram muito desanimados, pois, quando viram os gigantes, ficaram com muito medo. Eles não creram que Deus poderia ajuda-los a vencer aqueles gigantes, e murmuraram contra o Senhor. Isso desagradou a Deus, porque murmurar é o mesmo que ficar reclamando dos problemas. ( Coloque as palavras: INCREDULIDADE= FALAR O CONTRÁRIO DO QUE DEUS DIZ.)

Quando você reclama das dificuldades, você deixa de crer nas promessas de Deus. Então, tenha cuidado, pois foi isto o que o povo fez com as promessas de Deus: por não crerem nelas, eles ficaram reclamando. E sabe o que é pior? Não crer naquilo que Deus fala é pecado, porque Deus não pode mentir!

O diabo é quem convence as pessoas de ideias erradas sobre Deus- assim como ele convenceu aqueles espias de que era impossível conquistar a terra prometida. Como o diabo faz isso? Lançando mentiras em sua mente. Por exemplo, algumas pessoas cantam parabéns e, no final cantam: “ Com quem será que ele(a) vai se casar, e quando vai se separar?” Isso é o diabo querendo colocar uma mentira na mente das crianças, para que elas cresçam achando que é normal a separação no casamento. Mas, não é isso que a Bíblia diz.

Sabia que é pecado falar o contrário do que Deus fala ? Cuidado para você não agir como aqueles espias que não creram na promessa de Deus e falaram o contrário do que Deus falou. Deus disse: “ A terra é muito boa!”. Eles falaram: “ Não, é uma terra cheia de gigantes !” Deus disse: “ A terra é de vocês!”. Eles falaram: “ Nós queremos voltar para o Egito!”. E, por isso, veja só o que aconteceu com eles: os dez espias que falaram mal da terra caíram mortos, e o resto do povo ficou vagando pelo deserto por quarenta anos até morrer.

Eles perderam a promessa porque não creram no que Deus falou ! Mas, hoje, você pode agir de maneira diferente. Por exemplo, diante de uma doença que não tem cura, se você crer e não desistir, Deus fará o milagre. Ou talvez você ore por alguém em sua família para que ele se converta e , às vezes, as coisas só pioram, mas você não deve desistir. Se você continuar crendo e declarando a conversão dessa pessoa, Deus vai agir por causa da sua fé. Lembre-se : é preciso ter fé para que as promessas de Deus se cumpram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário