terça-feira, 28 de outubro de 2014

Lição 10 parte I

         Os trezentos valentes de Gideão
         Lição 10-Parte I   

Princípio: Coragem- Deus transforma o menor em valente. Versículo: Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. (1 Co 1.27) 
Alvo: Mostrar que, apesar de ainda serem pequenos, o Senhor os escolheu e quer usá-los poderosamente. 
Símbolo a ser usado: Corneta. 
Quebra-Gelo- SOU PEQUENO, MAS CORAJOSO   Material: Um envelope contendo frases encorajadoras: * "Sou pequeno, mas corajoso." * " Eu sou pelo Senhor." *" Tenho Deus."   Uma caixa com palavras de coisas que eles têm medo; Um painel para fixar as frases; Fita adesiva; Duas espadas com a frase " Sou pequeno, mas corajoso".   Inicie perguntando se alguém já sentiu medo de alguma coisa- medo de ficar sozinho, medo do escuro, medo de tirar notas baixas, medo de ficar sem o papai ou sem a mamãe etc. Deixe que as crianças respondam e falem de seus medos. Quando terminarem, pergunte que deseja participar da brincadeira: SOU PEQUENO, MAS CORAJOSO". Então escolha duas crianças, um menino e uma menina, e entregue a elas os envelopes que contêm as frases. Em seguida, mostre a elas a caixa dos medos e explique que elas deverão pegar dentro da caixa uma palavra que represente algum medo que elas já sentiram ou ainda sentem, e deverão colá-la no painel. Depois, devem procurar dentro do envelope que receberam uma frase que possa destruir aquele mal. Ex.: " SOU PEQUENO, MAS CORAJOSO"; "EU SOU PELO SENHOR";"TENHO DEUS"; TENHO A CORAGEM". No final, quando terminarem de completar o painel, as crianças receberão a espada com a frase" EU SOU PEQUENO, MAS CORAJOSO".  
Moral: Explique às crianças que elas podem até sentir medo ou se sentirem fracas, mas Deus lhes dá coragem para vencer, pois Ele faz do menor um corajoso, um valente ! Conte a elas que hoje vocês vão falar de um homem que sentiu medo, mas Deus o transformou em um grande valente. Seu nome é Gideão.

Oferta Texto Bíblico: Malaquias 3.10,11   O VALENTE OFERTA ! Gideão usou a tocha, a trombeta e o grito para vencer os midianitas, seus inimigos.Quando ofertamos na casa de Deus, estamos usando o que Ele tem nos dado financeiramente para vencer o inimigo que deseja nos tirar a bênção de Deus!   Mostre às crianças um baú com o cadeado e diga-lhes que, dentro dele, há algo importante que representa as bênçãos de Deus para elas. Diga que a chave da caixa está escondida na sala e peça às crianças para que procurem a chave. Quem encontrá-la deve abrir o baú e ler em voz alta a frase que está dentro dele: " Derramarei sobre você bênção sem medida" ( Ml 3.10-11).   Explique a elas que as escrituras dizem que, se obedecermos aos princípios da semeadura, colheremos as bênçãos que Deus tem para nós.Chame as crianças para entregarem a oferta e , à medida que elas ofertarem, poderão pegar uma balinha dentro do baú. Diga a elas: " Aquele que é valente oferta e é abençoado!". 
Lição bíblica Texto bíblico: Juízes 6-8.28  
Contando a história Visual: Bíblia Ilustrada / Flanelógrafo / Vídeo 
Aplicação Visual: Corneta / Bíblia em tamanho real ou figura de uma Bíblia em tamanho grande   

A) O MENOR SE TRONAR UM VALENTE Deus chamou Gideão para liderar um exército e libertar o povo de Deus dos ataques dos midianitas- um povo que estava atacando e roubando os israelitas. Gideão tentou convencer a Deus que ele não seria uma boa escolha, por isso ele disse: "mas, eu sou o menor!" E o que Deus disse a ele? " Eu estou com você, homem valente!" Veja, Gideão se achava muito fraco e pensava que Deus não poderia usar alguém como ele, mas Deus o chamou de valente.Será que Deus estava enganado, ou será que estava procurando alguém forte para lutar? Não. Deus não estava enganado.Ele sabia que Gideão era o menor da sua família, mas mesmo assim, Deus o chamou. Depois que Gideão disse "sim" ao chamado de Deus, ele realmente se tornou um homem valente. Deus não chama pessoas fortes e inteligentes; Ele chama pessoas que creem no poder Dele. Os inimigos de Gideão eram mais fortes do que ele, mas, mesmo assim, Gideão venceu, pois ele não precisou usar sua força- ele apenas confiou na força de Deus. Você sabe quem é seu inimigo hoje ? É o diabo. E ele pode ser mais forte do que você, mas não é mais forte do que Deus ! A Bíblia diz que todos aqueles que receberam Jesus são chamados para destruir as obras do diabo. Por isso quero lhes fazer uma pergunta: Você já recebeu Jesus em sua vida? Se sua resposta for "sim", então, não importa seu tamanho, sua idade ou sua família, você pode ser usado por Deus para desfazer as obras do diabo. Pode ser uma enfermidade, o desemprego de alguém em sua família, a separação de seus pais, colegas na escola que querem prejudicar você, ou qualquer outro problema, se Deus usou Gideão para lutar e destruir os midianitas, que eram mais fortes do que ele, Deus vai usar você também. Deus quer usar você para curar enfermos, expulsar demônios, pregar a Palavra de Deus e destruir as obras do diabo em sua família. E vou lhe falar quais são as obras do diabo: inimizades, ciúmes, morte, doenças, divórcio, mentiras, drogas... O diabo usa tudo isso para destruir a vida das pessoas, mas Deus quer usar você para destruir as obras do diabo.   

B) VOCÊ E DEUS SÃO MAIORIA Você já foi à praia ? Já reparou quantos grãos de areia existem numa praia ? Milhares ! Pois é, a Bíblia diz que o exército que Gideão enfrentou era tão grande como a areia da praia. Mas, Gideão os venceu apenas com trezentos homens. E sabe como isso foi possível? Porque Deus estava com ele.   Imagine um estádio de futebol cheio de gente. Normalmente, num estádio cabem milhares de pessoas. Agora, imagine apenas 300 pessoas dentro desse estádio. Nem dá para encher o lugar, porque é pouca gente, não é? Veja, foi mais ou menos isso o que aconteceu. Gideão com apenas 300 soldados enfrentou um estádio inteiro e venceu. De onde Gideão tirou tanta coragem ? Ele apenas confiou em Deus. O Senhor lhe disse para ir contra os inimigos, porque ele iria vencer.Então, ele foi e venceu, pois quando você confia em Deus, você se torna corajoso, porque você e Deus são sempre maioria. Vamos falar juntos essa frase, que é uma grande verdade: " Deus e eu somos maioria !".   
Apelo: Chame as crianças para orarem, para que elas tenham fé para serem valentes diante das situações difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores