terça-feira, 12 de agosto de 2014

Lição 8 Parte I - A conquistar da cidade de Jericó

A conquistar da cidade de Jericó
Princípio: Herança- Quando eu oro, eu me torno forte !
Versículo: O Espírito de Deus não nos torna medrosos; mas nos enche de poder. ( 2Tm 1.7)

Alvo: Ensinar que, para Deus, a força de uma criança é a mesma de um adulto, porque a força está em sua fé . Tudo o que Deus faz em nossa vida é pela fé!
Símbolo a ser usado: Três blocos de montar \ tijolos

Quebra - Gelo
Para este quebra-gelo , você precisará de cinco crianças e um juvenil ou adolescente:
* Uma criança que deverá resistir ao inimigo.
* Quatro crianças com um papel escrito "ORAÇÃO".
* Um juvenil ou adolescente com um papel escrito "INIMIGO".
Oriente a criança, explicando que ela deve vencer o inimigo, mas, primeiro, ela precisa fazer o teste para ver se consegue vencer sozinha. A criança então, sozinha, ficará de frente com o inimigo, que tentará empurra-la para trás. ( O que ele deve conseguir, mas com  o cuidado de não machucá-la). Sugira a ela que chame o reforço da ORAÇÃO, uma a uma, comprovando que, cada vez que vem o reforço , ela se torna mais forte ainda, até todos resistirem ao inimigo. No final. o inimigo tenta empurrá-los , não consegue e foge correndo.
Pergunte às outras crianças o porquê de a criança ter sido empurrada da primeira vez, mas cada vez menos das outras vezes. Deixe que elas respondam e, então, diga que em nossa vida espiritual também é assim: a oração é nossa aliada para vencermos inimigos, porque a ORAÇÃO NOS FAZ FORTES !
OFERTA
Texto Bíblico : Malaquias 3.10, 11
Um líder entra segurando a Bíblia e um peso usado para musculação, exercitando o braço, e diz:
Bem, eu estou me exercitando porque gosto de ficar forte! Eu me interesso por tudo o que me faz ficar forte, e ouvi aqui a ORAÇÃO NOS FAZ FORTES! É verdade mesmo? Isso é muito interessante! Então, a oração é uma arma para nós vencermos os inimigos ?
Que bom que vocês aprenderam ! Eu imagino que vocês também se interessem pelas coisas que nos fazem ficar fortes e vencer nossos inimigos . Sim ou não ? Então, vou lhes ensinar algo: Vocês sabiam que nosso dízimo e nossa oferta também são armas poderosas para vencermos os inimigos ? Olha o que a Bíblia diz:
" TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS À CASA DO TESOURO ... POR VOSSA CAUSA, REPREENDEREI O DEVORADOR, PARA QUE NÃO VOS CONSUMA O FRUTO DA TERRA ... ( Ml 3.10-11)
Sabem o que isso quer dizer ?
* Que nossos dízimos nos guardam do DEVORADOR, que é um inimigo que só traz prejuízo e faz seu dinheiro acabar !
* Que nossas ofertas derrotam um inimigo terrível, chamado Mamom. Esse inimigo quer que você só pense em dinheiro e se esqueça do Senhor !
Vamos, então, usar agora essas duas armas poderosas para vencer esses inimigos , entregando os nossos dízimos e ofertas!

LIÇÃO BÍBLICA
TEXTO: Números 27.18-23 Deuteronômio 34.1-5 Josué 1.6-7

Passar vídeo sobre a história !
 A) A MINHA FORÇA É A FORÇA DE DEUS
( Mostre como o barbante sozinho arrebenta fácil. Depois, enrosque o barbante na corda da ORAÇÃO e compare a força das duas.)

A primeira cidade que Josué conquistou, foi Jericó. Era uma cidade muito difícil de conquistar porque tinha muros muitos altos, portões muito forte e soldados valentes. Então, Josué teria que ser muito forte para conseguir vencer. Deus deu a ele um plano, mas para que esse plano funcionar, Josué tinha que confiar em Deus e fazer exatamente o que Ele mandou.

Deus disse a Josué para chamar os sacerdotes e o povo e rodear a cidade durante sete dias, e apenas no sétimo dia eles deveriam tocar as trombetas e gritar . Era uma maneira diferente de guerrear, e ninguém nunca tinha feito isso antes, mas Josué creu em Deus e fez como ele mandou. Deus não queria que Josué lutasse com sua força, mas na força Deus. O Senhor disse que no sétimo dia, Ele lhes daria a vitória, e foi o que aconteceu.Saiba que, às vezes, Deus manda fazer coisas que nós não entendemos, e é preciso ter fé para obedecer. Mas, lembre-se: sua força deve ser a força que vem de Deus.
(Coloque em você a palavra força.)

Pode ser que, na escola, você tenha colegas que gostem de brigar, porque se acham fortes. Você não precisa brigar com eles, mas pode orar por eles, pois sua força vem quando você ora. Acredite, Deus vai agir por você da mesma maneira que agiu por Josué.

B) PARA JOGAR BEM, É PRECISO TREINAR. PARA VENCER O DIABO, É PRECISO ORAR !
(Tente prender alguém só com o barbante e, depois, faça o mesmo com a corda.)

Quem aqui gosta de futebol ? Então me fale o nome de um bom jogador.

Veja, mesmo o melhor jogador do mundo precisa treinar muito para jogar bem. E para ganhar um campeonato, não basta ganhar apenas uma partida de futebol, é preciso ganhar muitas.Mas, para isso, ele tem que treinar muito, pois é o treinamento que o torna forte para vencer. Só assim mesmo ele pode chutar com força e marcar gol.

Cada vez que Josué dava uma volta na cidade, ele se tornava mais forte do que seus inimigos, poque sua fé se fortalecia. E o mesmo acontece quando você ora- a cada oração, você se fortalece e o diabo enfraquece. Você ora um dia, ele começa a enfraquecer; você ora outro dia, ele fica mais fraco ainda; então você continua orando até que ele fique tão fraquinho que desista de lutar contra você. É assim que você conquista as bênçãos de Deus em sua vida: permanecemos firme na oração até Deus responder.

Lembre-se : Josué rodeou a cidade de Jericó sete vezes antes de vencer; os jogadores de futebol treinam para ganhar um prêmio; e você deve orar para conquistar as promessas que Deus tem para você.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores