terça-feira, 7 de janeiro de 2014

lição 16 - José, Canal de Benção

José, o canal da benção.
Lição 16 parte 1
Principio: Perdão – O perdão é o caminho da benção
Versículo: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.” (Lucas 14:11)
Alvo: mostrar que vale a pena confiar em Deus. Mesmo sendo humilhado, um dia Deus te exaltará.
Símbolo a ser usado: Coração sorrindo
Quebra-Gelo

Cumprimente os juvenis de forma alegre. Enquanto isso, entra uma pessoa ( nome: socorro) pedindo ajuda e vai até a dirigente do culto, com dificuldade, carregando uma mala bem pesada. A dirigente pergunta à socorro o que tem naquela mala e por que ela a está carregando. Então, Socorro explica que é uma tarefa do professor de Ensino Religioso, que pediu para colocar dentro da mala uma batata para cada pessoa que nos deixou triste e carregasse essa mala por uma semana.
Então a líder faz a relação da mala com o coração e as batatas que já estão podres e fedidas com as situações que devem ser perdoadas. Só orando e liberando perdão que ficamos livres desse peso. Então, você pergunta: “Você já passou por alguma situação onde alguém o feriu, magoou, traiu ou abandonou.” Tem alguém que ao se lembrar dela você sente raiva. “Hoje você aprenderá o que está na Bíblia que te ajudará a ficar livre desse peso. Declare junto com os juvenis e crianças o principio do dia para a Socorro.

Depois de a Socorro perdoar, ela jogará a mala fora e pegará o coração sorrindo como ilustração de que seu coração agora esta livre, feliz.


Oferta – Lucas 21:4
Visual: uma bolsa velha e uma nova, um tênis velho e um novo.
Se alguém te desse um presente, o que você gostaria de ganhar¿ Um brinquedo velho que ele não usa mais ou um brinquedo novo que ele comprou só para você¿ É claro que é o novo; ninguém gosta de ganhar o que sobrou. ( mostre a bolsa e o tênis)
Quando eu venho para o culto louvar o Senhor, eu tenho a oportunidade de trazer algo para Ele. Eu posso escolher o que vou dar: o melhor que eu tenho ou o que sobrou. Jesus disse que ele gostou foi da oferta da viúva que deu o que ela tinha de melhor e não o que sobrou.

 Fique ligado, pois Deus merece sempre o seu melhor.



Lição Bíblica:  Genesis 41 a 47:12
Aplicação:
O perdão é para quem não merece
Você já foi traído por alguém¿ Ser traído é ser enganado para trás. É quando alguém que você confia te engana, mente e faz coisas para prejudicar você. Quando isso acontece, você fica decepcionado, não é¿ Porque é muito ruim ser traído por quem a gente ama. José foi traído pelos próprios irmãos. Seus irmãos eram pessoas que deveriam cuidar dele, mas ele  venderam como escravo. Isso é muito difícil. Imagine se os seus irmãos vendesse você como empregado e mandasse você para outro país bem longe de sua casa, do seu pai e da sua mãe¿ Como você se sentiria¿ Você ficaria magoado. Bem, talvez José também ficasse por algum tempo.
Mas, depois de muitos anos se ver seus irmãos, José os encontrou de novo. Agora, José tinha a chance de pagar o mal que ele recebeu com o bem. Mas, isso só acontece quando a perdão de verdade.
Pense bem; quem faz o mal para os outros merece receber o mal ou o bem¿ Merece o mesmo que fez: o mal. Entretanto, o perdão muda tudo isso, porque quando você perdoa você faz o bem a quem não merece. O perdão é para aqueles que fizeram o mal e  não merecem ser perdoados, mas Deus espera que você os perdoe, mesmo sem merecerem.
Sabe porque¿ Porque é isso que Deus faz com você. Você já fez muitas coisas erradas, não merecia ser perdoado por Deus, mas Deus perdoou você. Assim também você deve perdoar aqueles que te magoaram, porque o perdão é para quem não merece, assim como você não merecia o perdão de Deus.

Os irmãos de José mereciam ser castigados e José podia fazer isso com eles, mas José decidiu perdoá-los.

O perdão é o caminho da benção (usar visual)
Quando José foi vendido pelos seus irmãos, ele tinha 17 anos. Alguém aqui tem um irmão dessa idade¿ Ele era muito jovem. Mas, veja só, enquanto José ficou no Egito trabalhando como escravo, preso sozinho, sofrendo, os seus irmãos estavam na casa do seu pai numa cama boa, tranquilos, sem se preocupar com nada.
Mas, depois a história mudou e José se tornou um homem poderoso, rico, respeitado e agora os seus irmãos é que passam fome e precisam de ajuda.
Quem perdoa recebe de Deus a benção. Você nunca deve pensar em se vingar de ninguém, porque quem faz isso não recebe nada de Deus. Mas, quem perdoa é abençoado por Ele. Aprenda essa lição: o caminho da benção é o perdão!
Na escola, é muito comum os meninos puxarem briga um com outro. Às vezes um fala algo que o outro não gosta e aí chama logo pra briga um com outro. Depois, um quer vingar o outro e acabam se tornando inimigos. Veja, quem quer vingar nunca encontra um jeito de perdoar. O perdão só acontece quando você abre mão de vingar dos outros. A vingança é a prova de que não houve perdão.
José não quis se vingar dos seus irmãos, pelo contrário, ele reconheceu que foi Deus que o mandou para o Egito. Olha o que ele disse: “ não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus.”

Por isso, entenda algo muito importante: “ nada na sua vida é por acaso!” E Deus pode transformar toda a situação em benção. Mas, para que você seja abençoado como José foi, você precisa aprender a perdoar, pois o perdão é o caminho da benção.

Apelo: Conduzir os juvenis e crianças a decisão de perdoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores