Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Lição 14 - Daniel e a Mão de Deus na Parede

Caixa de texto: LIÇÃO DE HOJE
Daniel e a mão de Deus na Parede


PRINCÍPIO: Temer a Deus é respeitá-LO como seu Senhor
VERSÍCULO: " Não ponha a prova o Senhor, seu Deus." Mt 4.7
ALVO: Gerar nas crianças temor e respeito pelas coisas de Deus, aprender a ter reverencia na oração, na Palavra e com a liderança.

QUEBRA-GELO
Escreva o versículo em vários pedaços de papel( uma palavra em cada papel) e coloque de maneira desordenada. Peça para as crianças lerem. Com certeza, elas não vão entender.
___Bem, este aqui é um versículo da Palavra de Deus e ela é séria. Sabemos que Deus usa a Sua Palavra para falar conosco. O que será que Deus quer nos dizer neste versículo  Vamos colocá-lo na ordem?

Viu como é sério?  Com Deus não se brinca. Quando você leva a sério a Palavra de Deus na sua vida.Deus fala com você.



Texto Bíblico
Daniel 5 ( condensado)

O rei Belsazar, filho de Nabucodonozor, deu uma grande festa, e usou os copos sagrados de ouro e de prata que seu pai havia tirado do templo de Jerusalém, onde os israelitas adoravam a Deus. Todos começaram a beber vinho neles, e a louvar os deuses de ouro, de prata, de bronze, de madeira e de pedra. De repente, apareceu a mão de um homem e ela começou a escrever na parede. Ao ver a mão, o rei ficou pálido de medo e começou a tremer, da cabeça aos pés. Ele ordenou que chamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos e disse: “Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer, será a terceira autoridade mais importante no meu reino.” Mas, nenhum deles pôde ler o que estava escrito na parede. Então a rainha mãe disse: há um homem que serviu o seu pai, quando ele era rei, ele pode interpretar sonhos, e resolver assuntos difíceis. Seu nome é Daniel, chame-o e ele explicará o que está escritório na parede. Pediram para chamar a Daniel, e ele se apresentou ao rei e disse o que estava escrito lá: “Oh rei! Você desafiou o Deus vivo, o rei do céus, e usou os copos consagrados que eram usados no templo de Deus, e o rei louvou outros deuses diante de todos. Esses deuses não falam e não ouvem nada e o rei deu a glória que era de Deus para deuses estranhos. Por isso ele escreveu isso na parede dizendo, MENE, MENE TEQUEL e PARSIM. “Mas então o que significa isso?” - disse o rei. “MENE quer dizer que Deus contou o número de dias do seu reinado, e resolveu terminá-lo. TEQUEL quer dizer que o senhor rei foi pesado na balança e pesou muito pouco. PARSIM quer dizer que o seu reino está dividido, e entregue a outro reino.” Aí o rei Belsazar teve que cumprir o que prometeu, mandou que vestissem Daniel com roupas de púrpura, pusessem uma corrente de ouro no seu pescoço e anunciassem que dali em diante ele seria a terceira pessoa com autoridade no reino. Na mesma noite, o rei Belsazar morreu, e o rei Dario assumiu no seu lugar.

Hora de Ouvir

A) Tenha respeito pelas coisas sagradas de Deus

Vocês se lembram da história do rei Salomão, quando ele construiu o templo de Deus e colocou dentro dele a arca da aliança?Bem , quando Salomão consagrou o Templo, ele consagrou tudo que estava lá dentro. Isso significava que tudo pertencia a Deus, por isso era sagrado. Olha o que a Bíblia diz:" Todos os objetivos do templo, ficará separado para mim, e sera muito sagrado, diz o Senhor" ( Êx 40:10)

Você deve aprender que tudo o que pertence a Deus é sagrado. O que significa sagrado? É tudo aquilo que é separado para Deus. Significa que deve ser usado apenas para um único objetivo: Para Deus.
Vamos dar um exemplo:

Na ceia, quando vamos tomar o vinho e o pão, o pastor ou o líder ora consagrando tanto o vinho e o pão, o pastor ou o líder ora consagrando tanto o vinho quanto o pão para serem usados na ceia. Depois disso, eles não podem ser mais usados para outra coisa somente para a ceia do Senhor.A mesma coisa acontece com o óleo que usamos para ungir as pessoas.

Você deve aprender a ter respeito pelas coisas sagradas ( a ceia e o óleo da unção, por exemplo). Com isso não se brinca, pois é Deus leva sério a maneira como lidamos com as coisas sagradas. Outra coisa sagrada é a Bíblia. Na própria está escrito: As escrituras sagradas de Deus.

Mas, não são apenas essas coisas que devemos respeitas. Devemos aprender a respeitas as reuniões que fazemos para adorar a Deus, seja na célula ou no prédio da igreja. Algumas crianças e juvenis ficam brincando na ora da oração e do louvor. Elas não entendem que aquele momento foi separado para Deus. Por isso, nessa hora, você não deve fazer outra coisa a não ser orar e adorar ao Senhor Jesus. O tempo que separamos ao Senhor é sagrado e precisamos respeitar isso. Se você quer agradar a Deus comece respeitando a palavra e a Sua Presença nas células e nos cultos.

O que é temos? Temor de Deus é respeitar a Deus. É reconhecer que Ele é o seu Senhor, o seu dono, e merece o seu respeito. Teme a Deus não é ter medo de Deus, porque Ele é o Senhor, o seu dono, e merece o seu respeito.

Temer a Deus não é temer a Deus, porque Ele é amor. Você não precisa ter medo de quem ama você.Por exemplo : o seu pai que você deve respeitar, mas mesmo respeitando- o você ás vezes senta no colo dele, passa a mão no rosto dele, beija e abraça. Por quê? Porque você ama e ele também ama você. Mas você não pode bater nele, chuta-lo, xinga-lo, porque isso é falta de respeito.

Da mesma maneira acontece com Deus, você ama, adora, canta, louva e se alegra na presença dele, mas você deve respeita-lo. Isso é temor.


" O temor do Senhor é o tesouro mais precioso que o seu povo tem." Is 33:6

Temer a Deus também significa não ficar fazendo prova de Deus. Provar a Deus e fazer coisas só para ver se ele vai fazer isso é provocar a Deus. Aquele rei fez prova de Deus quando usou algo sagrado de Deus.

HORA DE CONVERSAR
  • Quem sabe o nome do rei que usou os copos sagrados do templo?
  • O que aconteceu enquanto o rei festejava com os seus convidados?
  • Quem era Dário?
  • O que Daniel disse ao Rei?
  • O que aconteceu com o Rei?
  • Dê um exemplo de algo que consagramos a Deus?
  • O que significa temer a Deus?
  • O que Jesus disse sobre fazer prova de Deus?


Atividade






Um comentário:

  1. Louvado seja Deus por esta lição maravilhosa. Amei de coração encontrar este conteúdo para enriquecer minha aula no ministério infantil. Deus abençoe

    ResponderExcluir