terça-feira, 24 de junho de 2014

Lição 6 parte I - A Tenda da Presença de Deus

Princípio : União - Meu coração é a casa de Deus.
Versículo : Vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês?
Alvo : Ensinar que o sonho de Deus é viver junto com o homem que Ele criou. E a maneira de Deus realizar esse sonho é morando em nosso coração.
Símbolo a ser usado : Coração.

Quebra- Gelo:
O que tem mais valor ?
Material:
*Objetos que tenham brilho: vasilhas de alumínio ou inox, lanterna, uma bijuteria, uma figura com glitter, uma roupa bordada com brilho, etc.
*Uma caixa para colocar os objetos.

Peça às crianças para segurarem os objetos para você e pergunte:

Quais desses objetos nunca perdem o brilho?  Será que as bijuterias ou joias verdadeiras, ou objetos de inox ou alumínio, uma luz na lanterna?

Faça uma votação. Depois, mostre uma figura do sol e faça uma nova votação. Em seguida, diga:

Na verdade, com o tempo, todos esses objetos podem perder o brilho. Vocês sabiam que os cientistas dizem que até mesmo o sol, daqui a muitos e muitos anos, vai perder seu brilho também? Mas existe algo que sempre existiu e nunca vai perder o brilho:  A GLÓRIA DE DEUS ! Nosso coração é a casa de Deus e Sua glória está em nós. Glória a Deus !

Oferta
Texto Bíblico: II Coríntios 9.7
Visual : Uma moeda grande e uma moeda pequenininha

Chegou a hora mais que demais do nosso culto a Deus: a hora de entregar nossa oferta !
O culto hoje será uma bênção ! Eu até já aprendi o princípio: MEU CORAÇÃO É A CASA DE DEUS ! 

Deus mora no meu coração. Ele vê tudo o que está lá dentro, e eu quero que Ele veja que vou entregar minha oferta com muita alegria ! A Bíblia diz que Deus ama quem dá com alegria
(II Co 9.7) , e esta é uma chance de você dar seu melhor para Deus !

Mas você pode pensar : " Ah, eu queria dar uma oferta bem grande ( mostre a moeda grande), mas eu só tenho essa moedinha! " (Mostre a moeda pequena.) Vou lhe dizer: Deus olha para seu coração. Dar o melhor para Deus é dar de todo o coração ! Se a sua oferta é grande (moeda grande) , ou pequena (moeda pequena), Deus vai olhar para a alegria do seu coração em fazer o melhor para Ele !

Vamos, então, entregar nossa oferta com alegria !

Lição Bíblica
Texto bíblico: Êxodo 24.15; 33.7; 40.36

Visual: Palavras - CASA DE DEUS  e PRESENÇA DE DEUS.
Um coração grande, do tamanho de um cartaz de um papel cartaz.
Ilustrações da lição :
* Jesus
* Tabernáculo
* Arca da Aliança
* Nuvem

A) DEUS QUERIA MORAR NO MEIO DE SEU POVO.
( Mostre a ilustração do Tabernáculo.)
Você já brincou de armar barracas em seu quarto, ou já acampou com barracas de verdade? É muito divertido não é ? Certa vez, Deus mandou Moisés construir uma tenda para Ele. Será que Deus queria brincar de barraca ?É claro que não !

Sabe para que Deus queria uma  Tenda ? Para morar nela, pois Deus queria morar no meio de Seu povo, para serem como uma família. Você tem família? Vocês vivem na mesma casa ? Bem, numa família não se vive cada um numa casa. O pai não vive em uma casa , a mãe em outra e ada filho em um lugar diferente, não é mesmo? Isso pode até acontecer por pouco tempo, mas por serem uma família , todos deveriam viver na mesma casa. Deus também queria viver em família, porque Ele ama cada um de seus filhos. Foi por isso que Ele mandou Moisés construir a Tenda e chama-la de Tenda da Presença de Deus , ou Tabernáculo. 
( Coloque a ilustração do Tabernáculo.)

Deus disse a Moisés a maneira certa de construir a tenda de Deus. Ela tinha três partes: um pátio exterior , que era cercado de cortinas e era o lugar onde o povo ia prestar culto a Deus;  a Tenda, que ficava dentro desse pátio e tinha duas partes, pois era dividida ao meio por uma cortina- a primeira parte se chamava Lugar Santo, e a outra era o Santo dos Santos, onde ficava a Arca da Aliança.

A Tenda da Presença de Deus era o lugar onde o povo adorava a Deus.

B) A ARCA DA ALIANÇA SIMBOLIZAVA A PRESENÇA DE DEUS
(Mostre a ilustração da Arca.)
Deus também mandou fazer uma arca de madeira coberta de ouro, a " Arca da Aliança". Ela era como uma caixa grande, com dois querubins (anjos) esculpidos na tampa, e argolas do lado com dois varões para carregar. Tudo isso coberto de ouro. A Arca simbolizava a presença de Deus, por isso ela era sagrada.
( Coloque a ilustração da Arca no Tabernáculo)

A Arca ficava dentro da Tenda, no lugar chamado Santo dos Santos. Dentro da Arca ficavam o Dez Mandamentos, a lei que Deus tinha dado a Moisés. O povo não podia ver a Arca, mas Moisés podia, pois era lá que Deus falava com ele.

A Arca era o sinal de que Deus estava morando no meio de seu povo. Todos sabiam o significado da Arca, até mesmo as crianças, e todas as vezes que o povo viajava de um lugar para o outro, eles carregavam a Arca da Aliança com eles. Quando chegavam ao lugar onde ficariam acampados, eles armavam a Tenda e colocavam novamente a Arca lá dentro.

A nuvem:
(Coloque a nuvem por cima do tabernáculo e coloque a expressão " PRESENÇA DE DEUS "  na nuvem.)
Algo muito importante que também acompanhava o povo de Deus aonde eles iam era a nuvem da presença de Deus. Ela ficava em cima da Tenda, no lugar onde ficava a Arca. Quando Moisés ia orar, todo o povo via a nuvem da presença de Deus sobre a Tenda, e todos sabiam que Deus falava com Moisés.

O Povo se movia apenas quando a nuvem se movia. Quando a nuvem parava, eles também paravam. ( Mova a nuvem e o Tabernáculo.)Veja como Deus guiava seu povo no deserto:

" Durante o dia o Senhor ia à frene deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia à frente deles, numa coluna de fogo, para iluminar o caminho" (Êxodo 13.21)

Assim eles eram guiados por Deus no deserto. Porque a presença de Deus estava com eles, eram protegidos e nada de mal acontecia com o povo de Deus. Será que hoje Deus está presente em nosso meio também ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores