Pages

terça-feira, 20 de maio de 2014

Lição 4 - As águas do mar Vermelho se abrem

As águas do mar Vermelho se abrem
 
Princípio: Dependência- Deus luta por nós.
Versículo: Eu te amo, ó Senhor, força minha. (Salmos 18.1)
Alvo: Levar as crianças a entenderem o amor de Deus por nós.
Símbolo a ser usado: Cajado
 
QUEBRA-GELO
Antes da chegada, coloque chaves embaixo de cadeiras espalhadas pelo auditório (uma chave sob cada cadeira). Uma destas chaves será a chave certa que abrirá o cadeado.
Peça para que um juvenil  vá à frente e explique a ele, falando no microfone que você terá que prendê-lo e somente seus colegas poderão soltá-lo; na verdade, apenas aquele que achar a chave certa. Então, a corrente as duas mãos do juvenil e prenda com o cadeado.
Diga aos juvenis que aquele que achar a chave certa será o único capaz de libertar seu colega. Instrua todos a procurarem a chave debaixo de suas cadeiras. Aquele que achar deverá ir até a frente para tentar abrir. Identifique de imediato a chave certa e coloque os juvenis em fila, tentando deixar o juvenil que possui esta chave por último na fila.
 
* MORAL :
Assim que o cadeado for aberto, diga:
Você conseguiu porque tinha a chave ! Este é o segredo para vermos o poder de Deus agindo: usar a chave certa. A chave é a oração. Vamos ver como Moisés usou essa chave para realizar milagres?
 
DEVOCIONAL
Ore para que os juvenis tenham a revelação de que é Deus quem luta por nós e, diante de toda e qualquer situação, nossa oração é poderosa para realizar milagres, pois quando oramos de acordo com a vontade de Deus e confessamos Sua palavra com fé, então o Senhor age com poder e glória.
 
OFERTA
Texto bíblico : Êxodo 35.4-5, 20- 29
 
Depois que o povo de Deus cruzou o mar Vermelho e foi em direção à terra prometida, Moisés foi direcionado por Deus para construir um Tabernáculo (lugar para Deus morar) e pediu ao povo ofertas voluntárias, ou seja, cada pessoa daria aquilo que tinha de valor, segundo o que Deus tocasse no coração de cada um. E a palavra mostra que o povo deu tantas coisas que até sobraram ofertas; tanto que Moisés precisou dizer ao povo que não necessitavam mais ofertar naquele momento. Imaginem só: foram tantas ofertas que até sobrou! Isso porque o povo estava intensamente comprometido com a obra de Deus ?
Você deseja ver a obra de Deus se expandir? Você está preocupado em edificar a Igreja ? Você deseja agradar a Deus com a sua oferta voluntária, assim como fez o povo de Deus na construção do Tabernáculo? Pergunte agora para o Espírito Santo quanto de Deus e venha aqui à frente entregar sua oferta ao Senhor !

LIÇÃO BÍBLICA
Texto bíblica: Êxodo 13.18-22 ; 14. 1-31

VISUAL
 Vídeo sobre a História

APLICAÇÃO
Visual: Cartaz da palavra MILAGRE escrita em letras grandes;
* Uma corrente grande, presa por um cadeado grande e chaves.
Antes de começar a aplicação, mostre a palavra MILAGRE escrita em letras grandes e diga:
Por muitas vezes, acontecem situações que nos impendem de crer, e nosso inimigo prende nosso milagre para que não o recebamos do Senhor.

Então, enrole o cartaz e prenda-o com a corrente , trancando com o cadeado. Durante toda a exposição da aplicação, o cartaz deverá ficar preso em um lugar visível por todos.

A) DEUS FAZ MILAGRES ATRAVÉS DE NÓS

 
Quando Deus chamou Moisés para libertar  o povo do Egito, Deus lhe disse que o usaria para fazer muitos milagres. Então, depois que o povo de Israel saiu do Egito, Faraó saiu para atrás deles com seu exército. Deus poderia impedir Faraó de perseguir Seu povo, mas Ele permitiu porque queria fazer um milagre maior ainda. Porém, Deus esperou o momento certo.
 
O povo de Deus estava cercado: à frente deles estava o mar, e atrás, o exército de Faraó. Imagine você em uma situação parecida ! Imagine se você estivesse correndo de um cachorro muito bravo e, de repente, aparecesse um murro à sua frente e você ficasse encurralado. Como você se sentiria? Apavorado, com certeza !E foi isso o que aquele povo sentiu.
 
Mas, veja, esse era o momento de Deus agir. Porém, para que Ele agisse, Moisés precisava crer e fazer exatamente o que Deus havia mandado. Veja o que Deus disse: " Levante o bastão e o estenda sobre o mar, e as águas se dividirão!". Assim, Moisés fez como Deus mandou e o milagre aconteceu na hora. Deus fez o milagre, mas, primeiro, Moisés teve que tocar a água com seu cajado. As águas se dividiram em duas partes, abrindo um caminho no meio do mar, e o povo passou ali em terra seca. Isso foi demais! É om lembrar que no meio do povo havia crianças, velhos, jovens e animais, e todos passaram sem se molhar.
 
Deus usou Moisés para abrir o mar e para fechá-lo, mas , para isso, ele teve que fazer o que Deus mandou. Hoje Deus quer usar você também para operar milagres e, para isso, você precisa crer no poder de Deus e fazer o que a Bíblia diz que você deve fazer: pregar, falar de Jesus para as pessoas, orar com enfermos. Deus quer salvar as pessoas, mas primeiro alguém precisa falar de Jesus a elas.
 
B) É DEUS QUEM LUTA POR NÓS  
 
Você e eu não temos nenhum poder em nossas palavras, mas a Palavra de Deus tem muito poder em nossa boca. Isso significa que nós não temos que lutar com o diabo, pois é Deus quem vai lutar por nós. Mas nós precisamos orar e declarar a Palavra.
 
Veja, o povo de Deus não tinha armas nem cavalos para correr , mas Faraó e seu exército estavam armados e com cavalos de guerra. Se o povo tivesse que lutar contra o exército de Faraó, quem você acha que iria vencer ? Faraó e seu exército, com certeza, pois eles eram mais fortes. Mas Deus não permitiu que Faraó chegasse nem perto de seu povo. Olhe o que aconteceu:
 
"... Então o Anjo de Deus, que ia na frente dos israelitas, mudou de lugar e passou para trás. Também a coluna de nuvem saiu da  frente deles e foi atrás, ficando entre os egípcios e os israelitas. A nuvem era escura para s egípcios, porém iluminava o povo de Israel. Assim, durante a noite inteira, o exército egípcio não conseguiu chegar perto dos israelitas." (Êxodo  14.19) 
 
Quando nós oramos, Deus luta por nós e vence todos os nossos inimigos. A Bíblia diz que depois que o povo de Deus passou pelo meio do mar em terra seca, o exército de Faraó veio correndo atrás dele, mas Moisés levantou s mãos e ordenou ás águas que voltassem, e elas voltaram, fechando o mar, e todo o exército de Faraó morreu naquele dia. Deus não apenas abriu o mar para seu povo passar , mas Ele também o fechou para destruir todo o exército do Egito.
 
Deus no chama para fazer coisas difíceis, assim como Moisés, que teve de enfrentar um inimigo muito forte. Mas, na verdade, o trabalho foi todo de Deus. Agora é sua vez de confiar que Deus luta por você. Apenas com um cajado na mão Moisés venceu o exército mais poderoso daquela época. Hoje não é diferente, e Deus vai usar você da mesma maneira ! Você não precisa saber fazer muitas coisas para ser usado por Deus, só precisa saber orar !
 
APELO:
Qual é o milagre que você espera?

Nenhum comentário:

Postar um comentário