terça-feira, 5 de novembro de 2013

Lição 13 - Deus muda o nome de Jacó

Lição 13
Deus muda o nome de Jacó
Princípio: Determinação – Deus muda o nome de Jacó – Nunca desista dos planos de Deus para você
Versículo: “O reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” ( Mateus 11:12)
Alvo: ensinar que todos aqueles que Deus chama precisa ser transformados por Deus. Mudar o nome significa ser mudado por dentro
Símbolo a ser usado: Coroa.

Quebra-Gelo
Material: 1 bambolê
Escolha uma criança para participar da brincadeira. O bambolê estará no chão e, dentro deverá estar escrito a palavra de Deus. A professora falará algumas palavras e as crianças do culto comandarão a criança que está participando para pular para dentro ou para fora do bambolê. Exemplo: ENGANAR (fora)/ VERDADE (dentro)/MENTIRA ( fora)/ VERDADE ( dentro).
Moral: no final, falar que Deus sempre nos transforma de fora para dentro e que, quando estamos na Sua presença, somos transformados.

Oferta
Ler o texto: 2 Cr 9:7
Visual: pequena encenação de pessoas arrumando o prédio da igreja e dando alimentos para pessoas carentes.
Perguntar para as crianças o que é feito com o ofertar ( fazer a encenação)
Veja, quando você dá a sua oferta, você ajuda muitas pessoas. A sua oferta também serve para cuidar do prédio que usamos para fazer o nosso culto a Deus. Por isso, a sua oferta é muito importante. Vamos ofertar?

Teatro: Usar o que esta na Apostila por idades.
Recepção
Cada líder deverá usar uma coroa e um crachá gigante escrito “ Príncipe de Deus”. Assim, recepcione as crianças com alegria e as cumprimente dizendo: sejam bem-vindas, príncipes ou princesas.

Contando histórias
Texto bíblico:  Gênesis 31-33:20.
Aplicação:
Visual 1: Figura de criança orando em EVA, grande. Imprima em A4 um rosto triste e outro rosto alegre. Recorte e faça duas mascaras ( fure nas laterais e passa elastex). Faça uma boca de EVA de 15 cm por 5 cm ( cole tiras de tnt nas laterais para amarrar e colocar como as máscaras)
Visual 2: 4 cartazes com quatro figuras, uma em cada um: no primeiro, a figura de um garoto mal; no segundo, de um garoto orando; no terceiro, uma coroa; e no quarto, um garoto vestido de príncipe com a coroa na cabeça. Use os cartazes para mostrar como Deus nos transformar. Mudar o nome significa ser mudado por Deus em alguém parecido como Jesus.
A)     Devemos orar e lembrar as promessas de Deus.
Figura: Criança orando
Depois de 20 anos morando longe, Jacó decidiu voltar para a terra de sua família, onde morava o seu pai Isaque também o seu irmão Esaú. Jacó estava com medo porque, mesmo tendo passado muito tempo, ele sabia que teria que enfrentar Esaú. Ele não sabia se Esaú, seu irmão, ainda estava com raiva dele, ou se queria ainda mata-lo. Por isso, Jacó orou.
A oração de Jacó não era para confessar o seu medo, mas para lembrar a Deus aquilo que Ele havia falado quando confirmou a benção sobre ele. Jacó disse assim: “Lembra que prometeste que tudo me correria bem e que os meus descendentes seriam como a areia da praia, tantos que ninguém poderia contar.”
Por que será que Jacó orou assim?
Porque essa promessa ainda não tinha se cumprido na vida de Jacó. E, se realmente Deus estava falando a verdade, Jacó não seria morto por Esaú.
Sabe que Deus se agrada quando você O lembra  daquilo que Ele mesmo falou ou que está escrito na Sua Palavra, a Bíblia Sagrada? Sabe como você faz isso?
Vou te mostrar como fazer isso. Use um versículo onde Deus diz para você o mesmo que Ele falou para Jacó: “Porque ele tem dito: De maneira alguma te deixei nunca te abandonarei.” (Hebreus 13:5)
Você pode falar esse versículo e pedir para Deus te guardar, te ajudar numa tarefa, cuidar de você numa viagem ou, mesmo quando for dormir você não precisa ficar com medo de dormir sozinho. Você pode repetir esse versículo e pedir para Deus fazer exatamente como Ele diz que fará.
Você pode vencer o medo, orando da mesma maneira que Jacó orou, declarando as promessas de Deus para você.
B)     Jacó lutou com o anjo e venceu
Figuras: Criança má e criança alegre – Mostrar a transformação
Jacó teve um encontro muito importante antes de se encontrar com o seu irmão Esaú. Jacó encontrou o anjo do Senhor. O anjo de Deus estava ali para abençoar Jacó, mas Jacó queria ter certeza de que ele não sairia daquele lugar sem ser abençoado. Por isso, ele lutou com o anjo para que o anjo não o deixasse antes de abençoa-lo.
Anjo não era um homem, portanto era muito mais forte que Jacó. Mesmo assim. Jacó lutou com ele a noite toda, Jacó mostrou que era mesmo uma pessoa muito perseverante, e que não desistia fácil. Jacó queria muito a benção de Deus na sua vida, por isso ele lutou com o anjo a noite toda.
Essa experiência de Jacó é uma grande lição para vocês. Vocês devem aprender a lutar por aquilo que vocês querem alcançar em Deus. Por exemplo, orar até obter a resposta da sua oração. Muitas pessoas oram, mas não esperam até receber. Por isso, muitos não recebem as bênçãos de Deus.
Veja como a Bíblia diz que os vencedores devem agir: “O reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11:12). Esforçar significa orar, jejuar, ler a bíblia, ter fé, ir à célula e aos cultos, ofertar, buscar agradar a Deus, tudo isso exige muitas vezes esforço, porque nem sempre é fácil. Mas, é assim que nós vencemos.

C)     Jacó foi transformado em Israel de Deus.

Figuras: máscaras e coroa

Quem se lembra do nome do lugar onde Jacó teve um sonho com a escada de anjos? Bete! Agora Jacó está em outro lugar e ele não está sonhando, mas é um anjo de verdade! Jacó colocou o nome desse lugar de “Peniel”. Sabe por que Jacó colocou este nome? Porque ele disse: “Via a Deus face a face e a minha vida foi transformada!”
A maneira de Deus mostrar para Jacó que ele tinha sido transformado foi mudar o seu nome. Jacó tinha vergonha do nome dele, porque significava “enganador” ( colocar a mascara com expressão triste). Ao lutar com o anjo, Jacó provou que queria muito ser mudado. E ele realmente foi. Deus disse a Jacó que ele não se chamaria mais por esse nome e deu a ele um novo nome: “Israel”!”, que quer dizer “ Príncipe de Deus”. ( Tirar a mascara e colocar a coroa e fique com ela)

Veja, Jacó começou a sua vida como um enganador, mas agora ele viveria como um príncipe! Talvez a história de alguns aqui seja como a de Jacó. As pessoas te chamam por algo que você não gosta ou apelidos feios. Mas, Deus tem um novo nome para você.
Mesmo que você não venha a mudar de nome hoje, saiba que um dia Deus te dará um novo nome. Veja o que está escrito em Apocalipse 2:17 – “ Ao vencedor, dar-lhe-ei um novo nome.”

D)     Nunca desista dos planos de Deus para você

Se Jacó que era um enganador e foi mudado por Deus, você também pode ser. Talvez você pense assim: “ não tem jeito pra mim. Todo mundo já desistiu de mim, meu pai, minha mãe, meus professores!” Mas, Deus não desiste de você! E você também não deveria desistir dos planos dEle para você.
Quem se lembra de quanto tempo passou desde que Jacó saiu de casa até lutar com o anjo? 20 anos. E quanto tempo desde que Deus falou com Jacó seria o escolhido, antes mesmo de ele nascer? Nossa! Muito tempo.

Veja, Deus precisou de muito tempo para trabalhar na vida de Jacó. Deus também vai trabalhar na sua vida durante muito tempo para que Ele possa realizar os planos que Ele tem pra você. Você, no entanto, precisa crer!

Nunca desista dos planos de Deus. Pode passar dias, anos, mas Deus vai cumprir o que prometeu. Assim como Jacó foi transformado, você também será; assim como el teve o seu nome mudado, o seu também será.
Como hoje a declarar isso ( coloque a boca de EVA para declarar): você não é um enganador, um mentiroso, um miserável, um rejeitado, nada disso! Você é “ Príncipe de Deus!” E Deus te chamou para ser benção na vida de muitas pessoas, assim como Jacó também foi.

Apelo:   Entregue papel em forma de lagarta e caneta aos juvenis. Explique que o nome de Jacó significava enganador, e era exatamente isso que ele era. Dar um minuto para que os juvenis, com sinceridade, escrevam qual tem sido o nome deles. Deixe claro que este papel só será visto por eles. Após terminarem, fale que, quer mudar a vida deles. Aqueles que desejam viver os planos do Senhor para sua vida deverão rasgar o papel, ir á frente, se ajoelhar e se consagrar a Deus.
Após o apelo, todos receberão um papel colorido no formato de borboleta e o principio do dia escrito dentro dele.
Memorizando o versículo:
Visual: corda de pular
Os juvenis deverão falar o versículo enquanto pulam corda. Muitos terão dificuldade, falarão ofegantes, mas deverão falar tudo, pois o reino de Deus é tomado com esforço.
“ O reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” Mt 11:12
Atividade:

Dança das laranjas: faça pares entre os juvenis. Coloque a musica: “ Jacó segurou o anjo”. Os juvenis deverão dançar no ritmo da música ( forró). Aqueles que deixarem a laranja cair, deverão pagar uma prenda cantando o versículo no ritmo de forró.

4 comentários:

  1. gostei muito das sugestões de atividades, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Aonde que eu compro a apostila de vcs???

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom que senhor te use cada vez mas amei a dinâmica a linguagem muito boa fácil das crianças entender

    ResponderExcluir


Seguidores