segunda-feira, 8 de abril de 2013

Lição 1 - Deus de Gerações - Parte 1


LIÇÃO 1 - parte 1 
Princípio: Visão – Deus quer ser conhecido em todas as gerações!
Versículo: “O SENHOR deu mandamentos e ordenou aos pais que ensinassem aos seus filhos, para que a nova geração o conhecesse e pusessem em Deus a sua confiança.” (Salmos 78:5-7).
Alvo: Mostrar que Deus quer ser conhecido pelos pais, filhos e netos. Deus quer que as crianças e juvenis o conheçam desde pequenas e, quando forem adultas e tiverem filhos, ensinem seus filhos a respeito de Deus.
Símbolo a ser usado: Bastão 



1.      Quebra –gelo:
A professora do dia deverá ler para todos os juvenis o princípio que deverá estar afixado num painel bem visível. Após a leitura, cada juvenil deverá declarar o principio e o versículo. Agora vamos fazer um Rap do princípio e versículo, de forma bem descontraída todos devem participar cantando e fazendo gestos.

2.      Oração: Orar com os juvenis para que Deus fale com cada um neste dia. Dar a direção para orar uns com os outros.

  1. Louvor:
Músicas Para Juvenis
  • Geração que dança (David Quilan)
  • Outra Geração (Radicais Livres)
  • O meu Deus é soberano (Fernandinho)
  1. Oferta
Ler Deuteronômio 8:18 (Leia o texto na bíblia)
Espere os juvenis acharem o texto e os estimule a usarem a bíblia.
Visual: Um globo terrestre e notas de dinheiro
Tudo o que nós temos e vemos foi feito por Deus. Não adianta falarmos em conquistarmos uma geração, conquistarmos o mundo, se no nosso coração não há disposição para contribuir para que esta obra aconteça. É conversa furada falar de conquistar o nosso geração se não entregarmos nossas ofertas e devolvermos os nossos dizímos. Nós precisamos ser fiéis e contribuir. Saibam juvenil, que a libertação das vidas já foi compra pelo sacrificio de Jesus na cruz. E que, hoje, pregar para que as pessoas conheçam o evangelho custa dinheiro. Vamos ofertar na casa do Senhor e permitir que cresça o número de pessoas que serão alcançadas.
Fazer o apelo para que os juvenis venham ofertar e dizimar ao Senhor como sinal que Deus está em primeiro lugar em nossas vidas.

  1. Lição Bíblica/Apelo
Texto bíblico: Gênesis 1:28
Vamos assistir a um curto video do testemunho de Andressa Barragana, para preparar os corações e trazer a atenção para a ministração da palavra.

APLICAÇÃO
Visual: Um bastão e pessoas caracterizadas como se fossem de diferentes idades, ou mesmo, pedir para que os próprios membros da igreja participem desse momento como convidado para ilustrarem o significado da palavra geração. (Use o Avô, Pai e Filho, um ao lado do outro)

E aí entendeu a diferança que você pode fazer ainda enquanto juvenil? É que nem todas as pessoas conhecem a Jesus. Isso é sério não é mesmo? Fechem os seus olhos (faça uma oração de concordancia com os juvenis, sobre o video que foi passado). Deus quer ser conhecido por todas as pessoas, a todas as gerações. Vamos saber mais sobre isso?

A)    O QUE SIGNIFICA A PALAVRA GERAÇÃO? (Usar visual) (Power point)
São pessoas de idades diferentes que vivem numa determinada época. Por exemplo: os pais fazem parte de uma geração e os filhos de outra geração. Eles tem idades diferentes, mas vivem numa mesma época.
Aqui podemos colocar figuras de um idoso (Avô), de um Jovem (Pai) e de um Juvenil (filho).
Você já ouviu seus pais e avós dizerem assim: “Na minha época era assim!”. Pois é, significa que na geração deles algo era diferente da sua época. É só pensarmos no DVD, Mp3. Na época de muitos avós, sequer existia o vídeo cassete. (Figuras desses equipamentos citados acima, acrescente um disco de vinil). Já para os nossos pais a novidade foi o DVD, o controle remoto, agora, a sua geração usa MP3, MP11, e assim por diante.
Coloque aqui também um figura de uma máquina de datilografia e um netbook, fazendo um paralelo. Eu mesma (Jaida) fiz quatro meses de curso de datilografia eu tinha 14 anos, tive diploma e tudo mais. Conte sua experiencia ou a minha.

Gerações também são pessoas que vivem em épocas diferentes. Os tataravôs e os tataranetos são duas gerações de pessoas que viveram e vivem em épocas diferentes.
Por isso, na bíblia diz que Deus é conhecido como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, se referindo ao avô ao pai e ao filho. Conseguir figuras de Abraão, de Isaque e de Jacó.

Vamos repetir o que significa uma geração:
TODOS: “são pessoas de idades diferentes que vivem numa mesma época, ou que vivem em épocas diferentes.”
B)    A BÍBLIA CONTA A HISTÓRIA DE MUITAS GERAÇÕES.
Você sabe o significado da palavra “Bíblia”? a palavra bíblia significa “Livros”, porque a bíblia contém muitos livros. São 66 livros. Sendo 39 no antigo testamento e 27 no novo testamento. (Figura de uma bíblia)
Cada um deles foi escrito em uma época diferente, e muitos destes livros foram escritos por pessoas diferentes.
A Bíblia conta a história de muitas pessoas que viveram em épocas diferentes, ou seja, a bíblia conta a história de pessoas de muitas gerações. Por exemplo, nós vamos conhecer a história de Abraão (figura de Abraão). Ele foi um homem que viveu numa época muito diferente da época de Jesus (figura de Jesus). Eles fazem parte de duas gerações diferentes, e você faz parte de outra geração, porque você vive em outra época que não é a que eles viveram.
Lembra-se do significado da palavra geração? Vamos falar novamente: “Geração é composta por pessoas de idades diferentes que vivem numa mesma época ou em épocas diferentes.”

C)    A BÍBLIA DIZ QUE DEUS É “O DEUS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO”
Por que será que a bíblia diz isso? Porque Deus sempre existiu eternamente, ou seja, para sempre. Por isso, Ele conhece todas as pessoas que já viveram em todas as épocas. Deus seria como uma “CPU” de um computador, que processa e guarda todos os dados. Com o seu poder, já que Ele é Todo Poderoso, sabe de tudo e de todos em qualquer época da vida. Uau! Nosso Deus é demais!
Deus conheceu a época dos primeiros homens que viveram na terra, das pessoas que a Bíblia conta, também dos seus bisavós, dos seus avós, de seus pais, e continuará existindo depois que você morrer, bem velhinho.
Deus é eterno! Ele é Deus de geração a geração.

Eu e você fomos chamados por Deus para fazer parte de uma geração que irá ligar com a próxima Geração.

Deus precisa de você! 
Conectando Gerações
Separe dois líderes na sala, e escreva em folhas de sulfite os nomes de uma geração (fica a escolha do professor – sugestão a geração de Jacó ), cada integrante do grupo que será representado por este integrantes da geração (escolhida pelo professor).

A função dos líderes é colocar em ordem das as gerações e em seguida conecta-lás a até formar um circulo e todos estarem unidos.

Exemplos de Famílias na Bíblia:
 Geração de Noé
 Descendentes de Sem
Descendentes de Jacó
Genealogia de Jesus






3 comentários:

  1. onde posso adquirir as 3 apostilhas o deus de gerações
    não consegui localizar em nenhuma livraria na net

    ResponderExcluir
  2. Magdiel vc consegue achar aqui http://livrariavinha.com.br/loja/page/2/?orderby=price-desc ou na Editara videira

    ResponderExcluir


Seguidores