quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

LIÇÃO 11– JEREMIAS ESCOLHIDO DESDE O VENTRE


PRINCÍPIO: Deus nos escolheu antes de nascermos!
VERSÍCULO: “Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi!”.  Jeremias 1:5
ALVO: Mostrar que, assim como Deus escolheu Jeremias, Ele escolheu cada um de nós para cumprir um propósito.

Ø  QUEBRA-GELO: NOME DA BRINCADEIRA: O ESCOLHIDO
MATERIAL: Um envelope branco (tamanho ofício)  escrito (com letras grandes): “O Escolhido da Noite”, com tiras de papel com o nome das crianças (nesse momento do quebra-gelo, tem que haver o nome de TODAS as crianças presentes) + um pirulito (com o versículo de hoje colado) para cada criança.
PREPARAÇÃO: Deixe os papeizinhos preparados e anote o nome assim que as crianças entrarem. Pode adiantar e já deixar escrito o nome daqueles que você já sabe que vêm sempre.
PROCEDIMENTO: A professora diz (com muito entusiasmo como se fosse um programa de “Oscar”) que ela tem algo muito especial para UMA  criança muito especial e que então ela irá escolher um nome que está no envelope. Explique que quando a criança escolhida ouvir o seu nome ela ficará em pé. Faça nesse primeiro momento todas pensarem que uma só criança será a escolhida da noite. Você também age como se soubesse que seria só uma criança.
Quando a criança ficar em pé, todos aplaudem. E atenção! Agora, tenha atitude de surpresa: “Ei, gente, olhem, olhem! Esperem um pouco! Outra professora pergunta: “Mas o que houve”? Você diz: Tem mais um nome aqui para mais uma criança especial... diga o nome, e a criança também fica em pé, todos aplaudem. Fique surpresa novamente e continue assim até que terminem os nomes.
Ao final, dê o pirulito para cada criança.
MORAL: Da mesma maneira que você foi chamado pelo seu nome hoje, vamos conhecer a vida de um homem que foi chamado por Deus para algo muito especial. Na verdade muito, muito muito mais especial que um pirulito.
Ø  LOUVOR: 1. Jeremias ( CD Radicais Kids)  2. Eu Tenho Um Chamado (Quatro por Um)
Ø  ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas terão a revelação de que foram escolhidas por Deus desde o ventre para um propósito maravilhoso.
Ø  CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
Método: Encenação do relato bíblico. Faça uma pequena encenação do relato bíblico.
1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais uma lição sobre o profeta Jeremias e saber o que aconteceu com ele.
2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve usar a bíblia gigante contendo o texto, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê)

TEXTO BÍBLICO: TEXTO BÍBLICO: JEREMIAS 1:4-10
A mim, Jeremias, profeta de Deus, veio à palavra do Senhor dizendo: “Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações”. Então eu disse: “Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou como uma criança”. Mas, o Senhor respondeu: “Não diga que é como uma criança, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu o Senhor quem está falando”. Aí o Senhor estendeu a mão, tocou nos meus lábios e disse: “Veja! Eu estou lhe dando a mensagem que você deve anunciar. Hoje, estou lhe dando poder sobre nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar”.    
ACRESCENTAR: Se possível, passar o vídeo para mostrar bebê no ventre da mãe e dizer que é nesse momento que Deus escolhe uma criança (só precisa passar enquanto está no ventre da mãe). Vídeo 

Ø  APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  
1) DEUS NOS ESCOLHEU ANTES DE NASCERMOS: Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta, ele disse ser apenas uma criança, mas, o Senhor disse a ele que isso não importava, porque Ele já o tinha escolhido. Deus o escolheu quando estava na barriga de sua mãe. Ou seja, os planos de Deus para Jeremias foram feitos antes dele nascer! Você já ouviu histórias sobre o seu nascimento? Deus começou a sua história antes de você nascer. Deus pensou em como você seria e fez planos para você. Não importa como é a sua vida se você acha boa ou não, Deus tem um plano maravilhoso para você!
2) SABIA QUE COM VOCÊ NÃO É DIFERENTE? Deus já sabia tudo sobre você: como seria sua cor, o seu cabelo, a sua voz, o que você ia gostar de comer, sua cor preferida. E sabe o que mais? Deus amou você antes de você nascer! Talvez você já tenha pensado: “Meus pais não gostam de mim; minha família não me queria tivesse nascido”. Talvez alguém lhe disse isso e você acreditou. Mas, hoje, eu tenho algo muito mais importante para te dizer; a pessoa mais importante que existe no universo inteiro, é Deus, e Ele planejou que você nascesse, porque Ele te ama! A sua vida é muito importante para Deus.      
3) DEUS SEPARA CRIANÇAS PARA SEREM PROFETAS ÀS NAÇÕES: Jeremias foi escolhido para ser um profeta, que ia pregar a Palavra de Deus às pessoas. Deus escolheu Jeremias para algo muito importante. Ele ia viajar a nações diferentes, com línguas diferentes para falar de Deus às pessoas. Jeremias se tornou um grande profeta porque creu e decidiu obedecer a Deus. Deus continua fazendo da mesma maneira hoje. Ele escolhe crianças antes de nascer para serem Seus profetas. Você não nasceu por acaso, Deus planejou o seu nascimento. Deus quer transformá-lo em um profeta para levar a Palavra d’Ele a outras nações. Se você crê, comece a orar a partir de hoje, para que Ele possa falar ao seu coração qual é exatamente os planos d’Ele para a sua vida. E acredite que, no tempo certo, Ele vai te usar!
è  Fale novamente do PROJETO FRUTIFICAR de como está sendo. Diga que cada adulto da Videira já entendeu que assim como Jeremias, foram escolhidos por Deus para um propósito /;maravilhoso de levar as pessoas a Jesus! Mas que elas não precisam ser adultos. Lembrem-se que Jeremias foi chamado quando ainda era uma criança.
Ø  COMPARTILHAMENTO:
v Qual o nome do homem que Deus escolheu para ser profeta, antes dele nascer? Jeremias!
v O que Jeremias disse para Deus, quando Ele o chamou para ser profeta? Que ele era apenas uma criança. 
v Qual o versículo que mostra o que Deus falou para ele? “Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi”. Jeremias 1:5
v Você crê que hoje Deus separa crianças para serem profetas? Sim. Para onde Deus queria que Jeremias levasse a mensagem d’Ele? Às nações!
v Você sabia que Deus já falou que quer levantar as crianças de hoje para serem profetas? Ouça o que Deus falou sobre essa geração de crianças: Eu mesmo levantarei as crianças como profetas e ela serão fortes na oração. Elas sairão por todo país e também nas nações para pregar a minha palavra!
v  Se você crê, vamos orar! Líder: ore liberando essa mesma palavra profética na vida das crianças. Peça a Deus para confirmar no coração delas esse chamado. Depois, deixe que elas testemunhem o que Deus falou com elas.
Ø  APELO:
Faça um momento de oração para que cada criança decida ser um profeta de Deus assim como Jeremias foi. (coloque como fundo musical)
Ore com ousadia e intrepidez para que o Espírito Santo capacite as crianças testemunharem de Jesus e das suas maravilhas sendo um profeta nessa geração.
Ø  MEMORIZANDO O VERSÍCULO:
Use o megafone (da semana passada).
A criança vem à frente, segura o megafone e fala o versículo.
Ø   NOME DA BRINCADEIRA: QUEM SERÁ O ESCOLHIDO?
MATERIAL: 1 garrafa pet de 2 litros e um cartaz escrito: “A RODA DO PROFETA – UM PROGRAMA PARA OS ESCOLHIDOS”. Pinte a garrafa por fora ou cubra com um papel colorido.
PROCEDIMENTO: A garrafa vai girar no centro da roda e, quando ela parar, quem estiver na frente será o escolhido. Faça uma apresentação bem empolgante. Coloque as crianças em círculo e diga: Atenção, atenção! Hoje vamos apresentar o nosso programa: A RODA DO PROFETA – UM PROGRAMA PARA OS ESCOLHIDOS. Quem será o escolhido? Será você? Ou você? Ou até mesmo você? Não sabemos ainda, mas em breve vamos saber. O alvo desse programa é despertar o profeta que está dentro de você! Agora a grande pergunta é: Quem será o escolhido? E se você for o escolhido, o que você tem que fazer? O que um profeta faz! Ele fala a Palavra de Deus. Então, você vai ter que falar um versículo da Palavra de Deus.    
MORAL: Você já foi escolhido para ser um profeta de Deus. Então, não perca tempo, fale a Palavra de Deus ao máximo de pessoas possíveis! 
HORA DO LANCHE:


3 comentários:

  1. Muito interessante,vou passar para os meus pequenos amanhã a tarde!🙏 Deus abençoe a todos!♥️🙌

    ResponderExcluir


Seguidores